Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35811
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSaturno, Diogo Fernando-
dc.date.accessioned2025-01-17T18:40:00Z-
dc.date.available2025-01-17T18:40:00Z-
dc.date.issued2023-12-09-
dc.identifier.citationSATURNO, Diogo Fernando. Potencialidades do ensino de Ecologia por investigação. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35811-
dc.description.abstractIt is necessary to update the teaching of ecology, by schools and teachers, with the use of methodologies and pedagogical practices that can promote student engagement, and actually enable meaningful learning that is related to the reality of the world student and that considers their prior knowledge. In Brazil, the interest of education researchers in the approach to teaching ecology through investigation has been growing, as this is a pedagogical strategy that can encourage students to reflect on current socio-environmental problems, and also engage them in mitigating these problems. The objective of this work was to present the teaching of ecology through investigation as a strategy in the teaching-learning process so that it can meet the individual and collective needs of students, in the school and social context, contributing to meaningful learning and lasting. The methodology used was through bibliographic research carried out on Google Scholar platforms and the SciELO – Brasil database, which allow free access to scientific journals. It was observed that didactic activities linked to the teaching of ecology through investigation can expand the student's knowledge in relation to current socio-environmental issues, allowing them to be placed at the center of the teaching-learning process, emphasizing the relationships between science, technology, society and the environment. Finally, it is highlighted that the objective of teaching ecology through investigation is not to train scientists, but to provide a learning environment that provides valid and significant knowledge, in addition to autonomy of thought. All this in an active, interactive and collaborative way between teacher and student.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectEnsino – Metodologiapt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e Ensinopt_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devicespt_BR
dc.subjectTeaching – Methodologypt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.titlePotencialidades do ensino de Ecologia por investigaçãopt_BR
dc.title.alternativePotentials of teaching Ecology through researchpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoÉ necessária uma atualização no ensino de ecologia, por parte das escolas e dos professores, com a utilização de metodologias e práticas pedagógicas que possam promover o engajamento dos alunos, e realmente, possibilitar uma aprendizagem significativa que esteja relacionado com a realidade do aluno e que considere seu conhecimento prévio. No Brasil, o interesse de pesquisadores da educação na abordagem do ensino de ecologia por investigação vem crescendo, visto que essa é uma estratégia pedagógica que pode estimular o aluno a reflexão sobre os problemas socioambientais da atualidade, e ainda o engajar para a mitigação desses problemas. O objetivo desse trabalho foi apresentar o ensino de ecologia por investigação como estratégia no processo de ensino-aprendizagem a fim de que possa atender às necessidades individuais e coletivas dos alunos, no âmbito escolar e social, contribuindo para uma aprendizagem significativa e duradoura. A metodologia utilizada foi por meio de pesquisa bibliográfica realizada nas plataformas do Google Acadêmico e na base de dados SciELO – Brasil, que permitem o acesso gratuito aos periódicos científicos. Foi observado que atividades didáticas atrelada ao ensino de ecologia por investigação podem ampliar o conhecimento do aluno em relação as questões socioambientais da atualidade, permitindo situá-lo no centro do processo de ensino-aprendizagem, enfatizando as relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente. Por fim, destaca-se que o objetivo do ensino de ecologia por investigação não é formar cientistas, mas propiciar um ambiente de aprendizagem que proporcione conhecimentos válidos e significativos, além da autonomia de pensamento. Tudo isso de forma ativa, interativa e colaborativa entre professor e aluno.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Vincenzi, Silvana Ligia-
dc.contributor.referee1Vincenzi, Silvana Ligia-
dc.contributor.referee2Santos, Cidmar Ortiz dos-
dc.contributor.referee3Gonçalves, Sueli Gomes Rêis-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
potencialidadesensinoecologiainvestigação.pdf194 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons