Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35814
Título: O uso de metodologias ativas no ensino de Genética Forense
Título(s) alternativo(s): The use of active methodologies in teaching Forensic Genetics
Autor(es): Souza, Beatriz Terezinha de
Orientador(es): Bocardi, Juliane Maria Bergamin
Palavras-chave: Aprendizagem ativa
Ensino – Metodologia
Genética forense
Active learning
Teaching – Methodology
Forensic genetics
Data do documento: 23-Dez-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SOUZA, Beatriz Terezinha de. O uso de metodologias ativas no ensino de Genética Forense. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2023.
Resumo: O uso de metodologia ativa foca no envolvimento e participação mais efetiva dos alunos, com isso o ensino se torna mais eficiente e minimizam problemas de aprendizagem. A disciplina de biologia tem uma certa complexidade, portanto merece um ensino mais participativo e reflexivo, deste modo prioriza-se atividades focadas em investigação e problematização pois estimulam e enriquecem o processo de ensino-aprendizagem. A genética forense é um assunto que vem crescendo em nosso cotidiano, pois é um recurso que cada vez mais é utilizado pelo universo jurídico para fins de investigação e resolução de conflitos. A coleta e análise de material genético, atualmente é armazenado em um Banco de Perfil Genético, esse que já auxiliou diversos casos criminais. Este trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta pedagógica de metodologias ativas para abordar genética forense com alunos do ensino médio na disciplina de Biologia. Recomenda-se o uso de metodologias que contribuem efetivamente no desenvolvimento de alunos com consciência, para que tenham um avanço em seu processo de ensino e aprendizagem.
Abstract: The use of active methodology focuses on more effective involvement and participation of students, thus teaching becomes more efficient and learning problems are minimized. The biology subject has a certain complexity, therefore it deserves more participatory and reflective teaching, thus prioritizing activities focused on investigation and problematization as they stimulate and enrich the teaching-learning process. Forensic genetics is a subject that has been growing in our daily lives, as it is a resource that is increasingly used by the legal world for investigation and conflict resolution purposes. The collection and analysis of genetic material is currently stored in a Genetic Profile Bank, which has already assisted in several criminal cases. This work aims to present a pedagogical proposal for active methodologies to approach forensic genetics with high school students in the Biology discipline. It is recommended to use methodologies that effectively contribute to the development of conscientious students, so that they can advance in their teaching and learning process.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35814
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
metodologiasativasgeneticaforense.pdf1,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons