Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35815
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Piai, Angélica Lima | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-19T15:18:08Z | - |
dc.date.available | 2025-01-19T15:18:08Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-09 | - |
dc.identifier.citation | PIAI, Angélica Lima. Reflexões acerca da prática docente: ampliando as possibilidades de mediação na educação infantil. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35815 | - |
dc.description.abstract | The bibliographic review text emphasizes Early Childhood Education as an essential stage in the educational system, highlighting the growing attention given to the development and learning of children, reflecting a new perspective and appreciation of childhood in contemporary society. Grounded in the historical-cultural theory, this study seeks to understand aspects of child development, taking into account the influence of social interactions, culture, and experiences within and outside the school environment. Thus, it is observed that the teacher in Early Childhood Education plays a fundamental role in providing access to cultural heritage, as it propels child development. Through the conducted literature review, the study highlights opportune and intentional interventions by the teacher, involving more elaborate experiences to expand the child's cultural reference, enabling them to understand, appropriate, and reinterpret the external world. To achieve this, the teacher, attentive to the needs and abilities of the children, can use and provide a variety of resources that allow the child to act, explore, feel, and express themselves in progressively complex ways, promoting their development. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Crianças – Desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject | Atividades criativas na sala de aula | pt_BR |
dc.subject | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | pt_BR |
dc.subject | Child development | pt_BR |
dc.subject | Creative activities and seat work | pt_BR |
dc.subject | Early childhood education | pt_BR |
dc.subject | Teaching - Aids and devices | pt_BR |
dc.title | Reflexões acerca da prática docente: ampliando as possibilidades de mediação na educação infantil | pt_BR |
dc.title.alternative | Reflections on teaching practice: expanding the possibilities of mediation in early childhood education | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O texto de revisão bibliográfica ressalta a Educação Infantil como etapa essencial do sistema educacional, destacando-se a crescente atenção dada ao desenvolvimento e aprendizagem das crianças, refletindo um novo olhar e valorização da infância na sociedade contemporânea. Este estudo, pautado na teoria histórico-cultural, busca compreender aspectos do desenvolvimento infantil, levando-se em consideração a influência das interações sociais, da cultura e das experiências vivenciadas no âmbito interno e externo do espaço escolar. Desta forma, observa-se que o professor, na Educação Infantil, tem papel fundamental ao possibilitar o acesso ao patrimônio cultural, pois impulsionará o desenvolvimento infantil. Por meio da pesquisa bibliográfica realizada, destaca as intervenções oportunas e intencionais por parte do professor, as quais envolvem experiências mais elaboradas, a fim de ampliar sua referência cultural, para que a criança conheça, aproprie e ressignifique o mundo exterior. Para isso, o professor, atento às necessidades e capacidades das crianças, pode utilizar e oferecer uma variedade de recursos que possibilitam à criança agir, explorar, sentir, e expressar-se de maneira progressivamente complexa, promovendo o seu desenvolvimento. | pt_BR |
dc.degree.local | Medianeira | pt_BR |
dc.publisher.local | Medianeira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Mendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de | - |
dc.contributor.referee1 | Mendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de | - |
dc.contributor.referee2 | Fernandes, Adriano Hidalgo | - |
dc.contributor.referee3 | Carrero, Sérgio Fernando | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
praticadocenteeducacaoinfantil.pdf | 302,39 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons