Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35816
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Oliveira, Angelica Afonso Bevilácqua de | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-19T15:18:38Z | - |
dc.date.available | 2025-01-19T15:18:38Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-09 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Angelica Afonso Bevilácqua de. A importância do papel do professor nas estratégias educacionais das altas habilidades e superdotação. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35816 | - |
dc.description.abstract | Inclusive and equitable education continues to gain prominence in Brazil, in terms of discussion and seeking to guarantee the rights of permanence and learning of all individuals participating in this group, with emphasis in this work, high skills and giftedness (AH/SD). In its trajectory, the concept of giftedness goes through modifications, considering its diagnosis and the heterogeneity of the group. However, it is essential that this individual is welcomed, especially at school so that their skills and specificities are explored. This work aims to contribute to the promotion of inclusive education, aiming to discuss teaching strategies in Specialized Educational Services and also in regular education, considering significant learning from experiences, collaborative teaching and peer learning, so that the development of the student's cognitive, socio-affective and creative potential occurs within the teaching and learning process. To this end, bibliographical review, exploratory, pure and qualitative research, and the disclosure of legal guidelines to encourage and promote a truly inclusive environment based on the work developed by teachers will be used as a basis for theoretical and solid research. , as it is considered that the role of the educator with a different perspective on this student is capable of raising their potential, reducing difficulties and enabling true inclusion, impacting the school space and consequently Society. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem cognitiva | pt_BR |
dc.subject | Mainstreaming in education | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.subject | Cognitive learning | pt_BR |
dc.title | A importância do papel do professor nas estratégias educacionais das altas habilidades e superdotação | pt_BR |
dc.title.alternative | The importance of the teacher’s role in educational strategies for high skills and giftedness | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | A educação inclusiva e equitativa segue ganhando destaque no Brasil, quanto à discussão e busca na garantia dos direitos de permanência e aprendizagem de todos os indivíduos participes deste grupo, em ênfase no presente trabalho, as altas habilidades e superdotação (AH/SD). Em sua trajetória, o conceito de superdotação perpassa por modificações, considerando o seu diagnóstico e a heterogeneidade do grupo. Todavia, é essencial que este indivíduo seja acolhido, especialmente no âmbito escolar para que suas habilidades e especificidades sejam exploradas. O presente trabalho, almeja contribuir com a promoção da educação inclusiva, objetivando a discussão de estratégia de ensino no Atendimento Educacional Especializado e também no ensino regular, considerando a aprendizagem significativa a partir das vivências, o ensino colaborativo e a aprendizagem em pares, para que ocorra dentre o processo de ensino e aprendizagem o desenvolvimento do potencial cognitivo, socioafetivo e criativo do estudante. Para tanto, utilizar-se-á a como subsídio de pesquisa teórica e sólida a revisão bibliográfica, a pesquisa exploratória, pura e qualitativa, e a evidenciação das diretrizes legais para incentivar e promover um ambiente de fato inclusivo a partir do trabalho desenvolvido pelos professores, pois considera-se que o papel do educador com o olhar diferenciado para este estudante seja capaz de elevar as suas potencialidades, diminuir as dificuldades e possibilitar a verdadeira inclusão, impactando o espaço escolar e consequentemente a sociedade. | pt_BR |
dc.degree.local | Medianeira | pt_BR |
dc.publisher.local | Medianeira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Mendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de | - |
dc.contributor.referee1 | Mendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de | - |
dc.contributor.referee2 | Fernandes, Adriano Hidalgo | - |
dc.contributor.referee3 | Carrero, Sérgio Fernando | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
estrategiaseducacionaisinclusivassuperdotacao.pdf | 321,6 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons