Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35892
Título: Como o uso de aparelhos midiáticos está interferindo no ambiente escolar da criança
Título(s) alternativo(s): How the use of media devices is impacting the schoolenvironment for children
Autor(es): Batista, Alessandra de Andrade
Orientador(es): Brandão, William Arthur Philip L Naidoo Terroso de Mendonça
Palavras-chave: Ensino - Meios auxiliares
Estratégias de aprendizagem
Mídia digital
Teaching - Aids and devices
Learning strategies
Digital media
Data do documento: 23-Dez-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: BATISTA, Alessandra de Andrade. Como o uso de aparelhos midiáticos está interferindo no ambiente escolar da criança. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2023.
Resumo: O presente trabalho teve como principal objetivo a investigação sobre o impacto e a eficácia das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na educação contemporânea. Por meio de uma revisão abrangente da literatura, foram examinadas as diferentes maneiras pelas quais esses meios tecnológicos são utilizados para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem. O estudo avaliou os benefícios da incorporação de dispositivos móveis, plataformas de ensino online, realidade virtual e redes sociais no ambiente educacional, buscando a compreensão desses meios para saber se são grandes aliados na resolução de desafios educacionais ou apenas contratempos em sala de aula. As pesquisas realizadas também foram feitas mediante a busca por autores que relatam a receptividade dos professores e educadores em relação à adoção e utilização dessas tecnologias no ambiente escolar, investigando as relações e atitudes práticas dos educadores mediante o uso destas ferramentas. Ao final, foram vistas maneiras para que o profissional da educação pudesse implementá-las de maneira eficaz, considerando a necessidade de equilibrar a inovação e responsabilidade, otimizando assim a aprendizagem dos alunos em um mundo cada vez mais digitalizado. Este estudo contribui para uma compreensão mais abrangente das instruções e oportunidades de meios tecnológicos na educação fundamental, fornecendo momentos valiosos para educadores, educandos, instituições de ensino e formuladores de políticas educacionais.
Abstract: This work aims to investigate the impact and effectiveness of Information and Communication Technologies (ICTs) in contemporary education. Through a comprehensive literature review, the different ways in which these technological means are used to enhance the teaching-learning process are examined. The study evaluates the benefits of incorporating mobile devices, online teaching platforms, virtual reality, and social networks in the educational environment, seeking to understand whether these means are significant allies in addressing educational challenges or merely setbacks in the classroom. The research also includes an exploration of studies that investigate the receptiveness of teachers and educators regarding the adoption and use of these technologies in the school environment. This involves examining the practical relationships and attitudes of educators towards the use of these tools. In conclusion, the study suggests ways for education professionals to implement these technologies effectively, considering the need to balance innovation and responsibility, thereby optimizing student learning in an increasingly digitalized world. This research contributes to a more comprehensive understanding of the instructions and opportunities provided by technological means in fundamental education, offering valuable insights for educators, students, educational institutions, and policymakers.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35892
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
aparelhosmidiasambienteesola.pdf183 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons