Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35898
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFlavio, Patrik Peloi-
dc.date.accessioned2025-02-07T16:38:54Z-
dc.date.available2025-02-07T16:38:54Z-
dc.date.issued2024-03-01-
dc.identifier.citationFLAVIO, Patrik Peloi. Geografia no debate de questões de sustentabilidade e meio ambiente: conscientização e aprendizado no Ensino Médio. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35898-
dc.description.abstractPlease translate for me: The environmental issue has sparked debates, especially in the face of climate change. Environmental education and the debate on sustainability have become part of society's reality, although many still lack full awareness that human actions have an impact on the Earth's life. Education, with an emphasis on geographical education, plays an important role in environmental education and the development of awareness regarding the validity of sustainable behaviors. Given current conditions and attitudes towards consumption and understanding of the environment, the teaching of new generations is seen as a way to reduce the pace of environmental damage. Environmental education and sustainability in high school are seen as resources for the formation of new generations, but it is necessary to understand how this can happen in public schools. In light of the above, the general objective of this final project was to develop and present an analysis regarding the validity of Geography education for awareness and learning about sustainability and the environment in high school in Brazil. Through a literature review based on different authors, it was understood that, whether using traditional methods or innovative methods, Geography plays an important role in raising awareness about the environment and sustainability. The results showed that educators should choose their methodological approaches and tools according to the reality they experience in public schools but should do so by observing the profile of the students and the school's reality. It was understood that Geography education with a focus on environmental education and sustainability can shape future citizens who are more aware and committed to environmental issues and sustainability. Geography, as a discipline addressing the theme, either alone or in conjunction with other subjects, has valid knowledge in its method and content. Considering the age of students, the school's infrastructure, social inequality, and other factors, the work can be challenging, but with creativity, knowledge about the environment and sustainability can be assimilated, developing awareness, empathy for the issue, and critical thinking.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.subjectEnsino – Metodologiapt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectEducation – Curriculapt_BR
dc.subjectTeaching – Methodologypt_BR
dc.titleGeografia no debate de questões de sustentabilidade e meio ambiente: conscientização e aprendizado no Ensino Médiopt_BR
dc.title.alternativeGeography in the discussion of sustainability and environment issues: awareness and learning in High Schoolpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoA questão ambiental tem suscitado debates principalmente diante das mudanças climáticas. A Educação Ambiental e o querê-la quanto a sustentabilidade tornou-se parte da realidade da sociedade, embora muitos ainda não tenham plena consciência de que os atos humanos tem impacto na vida da Terra. A Educação, com ênfase na educação geográfica, tem um papel importante quanto a Educação Ambiental e o desenvolvimento de uma consciência quanto à validade de comportamentos sustentáveis. Diante das condições atuais e das atitudes de consumo e de entendimento do meio ambiente, vê-se no ensino de novas gerações a forma de diminuição do ritmo de danos ao meio ambiente. A Educação Ambiental quanto a sustentabilidade no Ensino Médio, é colocada como recurso para a formação de novas gerações, mas é preciso compreender como isso pode se dar na escola pública. Frente o exposto, o objetivo geral deste trabalho de conclusão de curso foi desenvolver estudo e apresentar uma análise a respeito da validade do ensino de Geografia para a conscientização e aprendizado sobre a sustentabilidade e o meio ambiente no Ensino Médio no Brasil. Mediante pesquisa de revisão de literatura fundada em diferentes autores, compreendeu-se que, seja com métodos tradicionais, bem como métodos inovadores, a Geografia tem um papel importante na conscientização sobre o meio ambiente e sustentabilidade. Os resultados demonstraram que, os educadores devem escolher suas abordagens metodológicas e instrumentos conforme a realidade que vivem na escola pública, mas que deve fazê-lo, observando o perfil dos alunos e a realidade da escola. Compreendeu-se que o ensino de Geografia com foco em educação ambiental e sustentabilidade é capaz de formar futuros cidadãos mais conscientes e comprometidos com a questão ambiental e a sustentabilidade. A Geografia enquanto disciplina abordando o tema, ou em conjunto com outras disciplinas tem em seu método e conteúdo saberes válidos. Trabalho considerando a idade dos alunos, a condição de infraestrutura da escola, desigualdade social e outros, pode ser difícil, porém com criatividade conhecimentos sobre meio ambiente e sustentabilidade, podem ser assimilados, desenvolvendo-se consciência, empatia pela questão e pensamento crítico.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Ivone Teresinha Carletto-
dc.contributor.referee1Lima, Ivone Teresinha Carletto-
dc.contributor.referee2Santos, Cidmar Ortiz dos-
dc.contributor.referee3Santos, Ricardo dos-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
sustentabilidadeensinomedio.pdf319,04 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons