Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3606
Título: Diagnóstico da gestão da inovação na indústria de alimentos em Ponta Grossa
Autor(es): Natume, Rosane Yoshida
Orientador(es): Carvalho, Hélio Gomes de
Palavras-chave: Inovações tecnológicas
Tecnologia
Alimentos - Indústria
Technological innovations
Technology
Food industry and trade
Data do documento: 18-Dez-2007
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: NATUME, Rosane Yoshida. Diagnóstico da gestão da inovação na indústria de alimentos em Ponta Grossa. 2007. 136 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2007.
Resumo: Gestão tecnológica e inovações (GTI) são diferenciais para o sucesso e crescimento mais acelerado das empresas. Se bem administradas, as tecnologias podem se tornar muito mais eficientes e eficazes em todos os processos e recursos utilizados, além de aumentar sua visão para o futuro podendo prever possíveis inovações e assim estar à frente de seus concorrentes. Atentos a essa importância, o presente trabalho tem como objetivo principal identificar os processos de inovação em produtos na Indústria de alimentos da região de Ponta Grossa. Foi possível abranger sete grandes e médias empresas de alimentos, empresas estas muito representativas tanto na região como em todo o Brasil e até no exterior. A metodologia utilizada foi um estudo multicaso onde se empregou como instrumento de pesquisa uma entrevista semi-estruturada contendo dez questões abertas e dois questionários como suporte, aplicados junto aos responsáveis direta ou indiretamente pela área de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa. Foi possível caracterizar o processo de GTI como um processo regido pelo mercado, considerado importante para uma sistemática no desenvolvimento de novos produtos. Na visão dos gestores colaboradores da pesquisa, de um modo geral todas as práticas de GTI colaboram para uma melhora no gerenciamento de atividades e de pessoas. Porém, Gestão de projetos, Criação de equipes e Gestão de interface foram consideradas as práticas onde ocorre uma maior participação de todas as áreas e uma efetiva transferência de conhecimentos e informações com idéias de melhorias, seja no produto, processo ou serviços, conseqüentemente tornando a empresa mais inovadora. O fato das indústrias pesquisadas serem empresas muito expressivas, seja no mercado nacional quanto internacional, traz resultados significativos e relevantes tanto para a pesquisa científica como para o desenvolvimento de organizações que desejam novas informações e conhecimentos sobre os processos de GTI.
Abstract: Nowadays the technology management and innovations (TIM) are the distinguishing for success and accelerated growth for companies. Well administrated technologies may become much more efficient and effective in all processes and used resources, besides the increase of vision for future that allow the possible innovation forecasting and in this way being ahead of its competitors. Given the importance that, the present work aims to identify the main processes of technology innovation of products in the food industry in Ponta Grossa region. It was possible to cover seven large and medium food industries, which are very representative in region as throughout Brazil and even abroad. The methodology used was a multicaso study where a semistructured interview was applied as a search tool containing ten open questions and two questionnaires which were applied together as a support directly or indirectly to the responsible for the Research and Development area of the company. It was possible to characterize the process of TIM as a governed process by the market, considered important for a systematic development of new products. In managers staff research view, in general all practices of TIM collaborate for an improvement in the management of activities and persons. But management projects, creating teams and management interface were considered practices where occurs greater participation from all areas and an effective transference of knowledge and information with ideas for improvements, either in the product, process or service, thus making more innovative company. The fact of the surveyed industries are very expressive companies, whether in national or international markets, make results more significant and relevant both for scientific research and for the organizations development which desire new information and knowledge about the processes of TIM.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3606
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGEP_M_Natume, Rosane Yoshida_2007.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
1,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.