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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36220
Título: | A produção textual na escola e a correção discursivo-dialógica |
Título(s) alternativo(s): | The production of text in school and discursive-dialogic correction |
Autor(es): | Lima, Agatha Suelin de |
Orientador(es): | Trombetta, Vanda Mari |
Palavras-chave: | Escrita - Estudo e ensino Textos Redação acadêmica Writing - Study and teaching Texts Academic writing |
Data do documento: | 19-Jun-2024 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Pato Branco |
Citação: | LIMA, Agatha Suelin de. A produção textual na escola e a correção discursivo-dialógica. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2024. |
Resumo: | Esta pesquisa, a partir de uma revisão teórica bibliográfica, investiga modos de correção de produções textuais, em especial, de orientações enunciativo-discursiva com base em Bakhtin (2016), Tal objetivo se desdobra em: investigar as perspectivas sobre texto, produção textual em documentos norteadores da educação como a BNCC; averiguar como a perspectiva teórica do texto e da produção textual interferem, no contexto de sala de aula, de acordo com teóricos como: Conceição (2016), Geraldi (2011) Marcuschi (2008), Roth (2006), descrever como a plataforma “Redação Paraná” propõe correções para as produções textuais; especificar como o professor realiza as correções a partir dos critérios propostos pela SEED. A pesquisa resulta em um inventário de quadros que podem auxiliar o professor nas correções.Em especial, o quadro proposto para a correção discursivo-dialógica concebe o texto como um evento comunicativo, interativo e dialógico. O papel assumido pelo professor nessa correção vai além de um avaliador, tendo em vista ser um leitor que dialoga com o texto do escrevente. |
Abstract: | This research, based on a theoretical literature review, investigates methods of correcting textual productions, particularly focusing on enunciative-discursive orientations informed by Bakhtin (2016). This objective unfolds into: exploring perspectives on text and textual production in educational guiding documents such as the BNCC; examining how the theoretical perspective on text and textual production influences classroom context, according to theorists like Conceição (2016), Geraldi (2011), Marcuschi (2008), and Roth (2006); describing how the "Redação Paraná" platform proposes corrections for textual productions; specifying how teachers carry out corrections based on criteria proposed by SEED. The research results in an inventory of frameworks that can assist teachers in corrections. Particularly, the framework proposed for discursive-dialogical correction conceives text as a communicative, interactive, and dialogical event. The role assumed by the teacher in this correction process goes beyond that of an evaluator, as they are a reader who engages in dialogue with the student. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36220 |
Aparece nas coleções: | PB - Licenciatura em Letras |
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