Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36383
Título: | Formação inicial de professores de língua portuguesa na disciplina de prática de ensino: um estudo de caso |
Título(s) alternativo(s): | Initial training of portuguese language teachers in the discipline of teaching practice: a case study |
Autor(es): | Welter, Isabela Santos, Vânia Fernandes de Oliveira |
Orientador(es): | Lima, Anselmo Pereira de |
Palavras-chave: | Professores - Formação Ensino - Metodologia Desenvolvimento social Teachers, Training of Teaching - Methodology Progress |
Data do documento: | 11-Dez-2024 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Pato Branco |
Citação: | WELTER, Isabela; SANTOS, Vânia Fernandes de Oliveira. Formação inicial de professores de língua portuguesa na disciplina de prática de ensino: um estudo de caso. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2024. |
Resumo: | Este estudo teve como foco a formação de professores de Língua Portuguesa na disciplina de Prática de Ensino, utilizando a Teoria do Desenvolvimento Humano de Vigotski (2007) como referencial teórico. Buscou-se compreender o processo de desenvolvimento de futuras professoras ao longo de sua formação na disciplina de Prática de Ensino de Língua Portuguesa, identificando estratégias e práticas que contribuíram para um ensino mais eficaz. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, com caráter descritivo, exploratório e documental, centrando-se na análise de materiais como versões de planos de aula, orientações orais e escritas do professor formador, além da execução do plano de aula que se transformou em uma miniaula gravada em vídeo. A pesquisa baseou-se nos princípios vigotskianos, ampliando o impacto teórico ao conectar a prática docente com a Teoria do Desenvolvimento de Vigotski. Este estudo não se restringiu a um relato individual, mas buscou contribuir para a compreensão e aprimoramento da formação inicial de professores. Ao longo do semestre, nós, professoras em formação, enfrentamos desafios relacionados à elaboração e aprimoramento de um plano de aula e, posteriormente, à sua implementação em sala de aula, no formato de uma miniaula gravada em vídeo, sob a orientação do professor formador, Prof. Dr. Anselmo Pereira de Lima. A observação das miniaulas apresentadas pelos nossos colegas de turma e as orientações e apoio do professor foram importantes para o nosso processo de transformação e desenvolvimento como futuras professoras, proporcionando aprendizados práticos significativos, considerando a importância da mediação do professor e das interações sociais para a construção do conhecimento. Este estudo visou contribuir para a compreensão e aprimoramento da formação inicial de professores, oferecendo uma perspectiva sobre os desafios e aprendizados vivenciados, buscando contribuir para o campo da educação ao oferecer uma perspectiva singular sobre o nosso processo de desenvolvimento como futuras professoras. |
Abstract: | This study focused on the training of Portuguese Language teachers in the Teaching Practice discipline, using Vygotsky's Theory of Human Development (2007) as a theoretical framework. The aim was to understand the development process of future teachers throughout their training in the Portuguese Language Teaching Practice discipline, identifying strategies and practices that contributed to more effective teaching. The research adopted a qualitative approach, with a descriptive, exploratory and documentary character, focusing on the analysis of materials such as versions of lesson plans, oral and written guidelines from the teacher trainer, in addition to the execution of the lesson plan that was transformed into a mini-class recorded on video. The research was based on Vygotskyan principles, expanding the theoretical impact by connecting teaching practice with Vygotsky's Development Theory. This study was not restricted to an individual report, but sought to contribute to the understanding and improvement of initial teacher training. Throughout the semester, we, as pre-service teachers, faced challenges related to the development and improvement of a lesson plan and, later, its implementation in the classroom, in the format of a mini-lesson recorded on video, under the guidance of the teacher trainer, Prof. Dr. Anselmo Pereira de Lima. Observing the mini-lessons presented by our classmates and the guidance and support of the teacher were important for our process of transformation and development as future teachers, providing significant practical learning, considering the importance of teacher mediation and social interactions for the construction of knowledge. This study aimed to contribute to the understanding and improvement of initial teacher training, offering a perspective on the challenges and learnings experienced, seeking to contribute to the field of education by offering a unique perspective on our development process as future teachers. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36383 |
Aparece nas coleções: | PB - Licenciatura em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
formacaoinicialprofessores.pdf | 1,87 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons