Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36389
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDall’ Agnol, Ana Carla Nunes-
dc.date.accessioned2025-04-04T15:54:35Z-
dc.date.available2025-04-04T15:54:35Z-
dc.date.issued2025-02-14-
dc.identifier.citationDALL’ AGNOL, Ana Carla Nunes. O percurso semiótico do desespero e da vingança nos romances Húmus, de Raul Brandão, A confissão de Lúcio, de Mário de Sá-Carneiro e Aparição, de Vergílio Ferreira. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36389-
dc.description.abstractThe corpus of this study is the novels Húmus (1917) by Raul Brandão, A Confissão de Lúcio (1914) by Mário de Sá-Carneiro and Aparição (1959) by Vergílio Ferreira, considering the influence of socio-historical relations on the narratives, which play a fundamental role in understanding these works. Since the three plots studied have as their historical background the political crisis that has affected Portugal since the end of the monarchy, which was intensified by the two great wars and Salazarism. Based on this premise, this study aims to examine the construction of the generative path of meaning of the central characters in the novels by Brandão, Sá-Carneiro and Ferreira. To this end, we use French Semiotics as the theoretical basis for our considerations, which aim to identify how desperation and revenge are represented in the three novels. In fact, we intend to observe how these passions are transformed, oscillating between reality and illusions - originating in the characters' subconscious - motivating them on their journeys in search of their object-value. It's important to point out that the historical setting has a major influence on the works under study, leading the subjects (characters) to search endlessly for recognition of their existence. In fact, the characters are driven by intense passions that bring them into inner conflict with other characters and with the equally chaotic world that surrounds them; which makes the passions mentioned above fundamental elements for the construction of the identity of the individuals in each of the narratives.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.subjectLiteratura - Análisept_BR
dc.subjectLiteratura comparadapt_BR
dc.subjectSemioticspt_BR
dc.subjectLiterature - Analysispt_BR
dc.subjectLiterature, Comparativept_BR
dc.titleO percurso semiótico do desespero e da vingança nos romances Húmus, de Raul Brandão, A confissão de Lúcio, de Mário de Sá-Carneiro e Aparição, de Vergílio Ferreirapt_BR
dc.title.alternativeThe semiotic course of desperation and revenge in the novels Húmus by Raul Brandão, A Confissão de Lúcio, by Mário de Sá-Carneiro and Aparição, by Vergílio Ferreirapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem como corpus de análise os romances Húmus (1917), de Raul Brandão, A Confissão de Lúcio (1914), de Mário de Sá-Carneiro, e Aparição (1959), de Vergílio Ferreira, considerando a influência das relações sócio-históricas nas narrativas, as quais desempenham um papel fundamental para a compreensão dessas obras. Uma vez que, as três tramas estudadas têm como fundo histórico a crise política que afetou Portugal desde o final da monarquia, que foi intensificada pelas duas grandes guerras e o Salazarismo. Partindo dessa premissa, este estudo visa examinar a construção do percurso gerativo de sentido das personagens centrais dos romances de Brandão, Sá-Carneiro e Ferreira. Para tanto, empregamos a Semiótica de Linha Francesa como base teórica para as nossas considerações, que têm como objetivo identificar como o desespero e a vingança são representados nos três romances. Efetivamente, pretendemos observar como essas paixões se transformam, oscilando entre a realidade e as ilusões - originadas no subconsciente das personagens - motivando-as em seus percursos em busca de seus objeto-valor. É importante destacar, desde já, que o cenário histórico exerce grande influência nas obras em estudo, levando os sujeitos (personagens) a uma busca incessantemente, pelo reconhecimento de suas existências. Com efeito, as personagens são movidas por paixões intensas que as colocam em conflitos interiores, com outras personagens e com um mundo igualmente caótico que as cercam; o que torna as paixões mencionadas, como elementos fundamentais para a construção da identidade dos indivíduos em cada uma das narrativas.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Batista, Sidinei Eduardo-
dc.contributor.referee1Batista, Sidinei Eduardo-
dc.contributor.referee2Stankiewicz, Mariese Ribas-
dc.contributor.referee3Lima, Marcos Hidemi de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Letraspt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
semioticabrandaocarneiroferreira.pdf582,78 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons