Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36430
Título: Análise da percepção dos discentes sobre o desempenho acadêmico e o uso das redes sociais em sala de aula no curso de ciências contábeis da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Pato Branco
Título(s) alternativo(s): Analysis of students' perception of academic performance and the use of social media in the classroom in the accounting sciences program at the Federal University of Technology - Paraná, Pato Branco Campus
Autor(es): Gonçalves, Joabe Rodrigues
Orientador(es): Strücker, Bianca
Palavras-chave: Desempenho - Análise
Estudantes - Avaliação
Redes sociais
Performance - Analysis
Students - Rating of
Social networks
Data do documento: 19-Dez-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: GONÇALVES, Joabe Rodrigues. Análise da percepção dos discentes sobre o desempenho acadêmico e o uso das redes sociais em sala de aula no curso de ciências contábeis da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Pato Branco. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2024.
Resumo: Neste estudo, tem-se como objetivo analisar a percepção dos alunos sobre o desempenho acadêmico e o uso das redes sociais em sala de aula no Curso de Ciências Contábeis da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus Pato Branco. Buscou-se entender de que maneira o uso das redes sociais pode influenciar o desempenho acadêmico e se, na percepção dos discentes, existe uma relação entre ambos. Para isso, realizou-se pesquisa bibliográfica e análise de dados primários, coletados por meio de um questionário, aplicado aos discentes do curso. Os resultados indicam que, na percepção dos alunos, o uso das redes sociais em sala de aula prejudica seu desempenho acadêmico. Apesar disso, a maioria dos estudantes continua utilizando as redes sociais durante as aulas, comportamento explicado pelo conceito de cyberloafing (uso da internet para distração). Estudos anteriores apontam que as consequências desse comportamento incluem atrasos, procrastinação e isolamento social. No entanto, ao analisar os coeficientes acadêmicos, a pesquisa revelou que a maioria dos alunos apresentou desempenho entre regular e excelente. Os resultados indicam que mais pesquisas na área precisam ser aplicadas, mas que podem ser influenciados pelas diferenças regionais e temporais das pesquisas anteriores.
Abstract: This study aims to analyze students' perception of academic performance and the use of social media in the classroom in the Accounting course at the Federal Technological University of Paraná – Pato Branco Campus. The goal was to understand how the use of social media might influence academic performance and whether, in the students' perception, there is a relationship between the two. For this, a bibliographical research and an analysis of primary data were conducted through a questionnaire applied to the students of the course. The results indicate that, according to the students' perception, the use of social media in the classroom harms their academic performance. Despite this, most students continue to use social media during classes, a behavior explained by the concept of cyberloafing (using the internet for distraction). Previous studies point out that the consequences of this behavior include delays, procrastination, and social isolation. However, when analyzing academic performance coefficients, the research revealed that most students had performance ranging from regular to excellent. The results suggest that more research in the area needs to be conducted, though they may be influenced by regional and temporal differences in previous studies.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36430
Aparece nas coleções:PB - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
desempenhousoderedes.pdf486,01 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons