Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36462
Título: | A importância das ciências para educação de jovens |
Título(s) alternativo(s): | The importance of science for young people's education |
Autor(es): | Sottoriva, Tatiane Layse da Silva |
Orientador(es): | Barzotto, Luciano da Costa |
Palavras-chave: | Ciência - Estudo e ensino Conhecimento e aprendizagem Estratégias de aprendizagem Science - Study and teaching Knowledge and learning Learning strategies |
Data do documento: | 2-Dez-2023 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | SOTTORIVA, Tatiane Layse da Silva. A importância das ciências para educação de jovens. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2023. |
Resumo: | Esta pesquisa aborda a importância da ciência para os jovens e as suas contribuições, tendo como objetivo geral, refletir sobre a educação cientifica e a ações dos alunos dentro da sociedade. Assim, para entender melhor este tema, foi efetivado uma pesquisa de caráter bibliográfico acerca da história da educação no Brasil, na qual foi inferido que o estudo da ciência passa ter relevância, como contributo aos métodos tradicionais de ensino existentes e em consonância com documentos norteadores da educação. Pretende-se, adicionalmente, com esse trabalho, mostrar como a ciência pode contribuir de forma empírica para ação na sociedade, e de que forma os métodos inovadores de ensino podem gerar a efetiva aprendizagem das ciências para os jovens. |
Abstract: | This research addresses the importance of science for young people and its contributions, with the general objective of reflecting on science education and the actions of students within society. Thus, in order to better understand this theme, a bibliographic research was carried out on the history of education in Brazil, in which it was inferred that the study of science becomes relevant, as a contribution to the existing traditional teaching methods and in line with guiding documents of the education. It is also intended with this work to show how science can contribute empirically to action in society, and how innovative teaching methods can generate effective learning of science for young people. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36462 |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
cienciaeducacaojovens.pdf | 160,81 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons