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Título: A avaliação da satisfação dos cooperados de uma cooperativa de crédito no sudoeste do Paraná
Título(s) alternativo(s): The evaluation of member satisfaction in a credit cooperative in the southwest of Paraná
Autor(es): Sentier, Roni Gregorio
Orientador(es): Giasson, Oldair Roberto
Palavras-chave: Cooperativas de crédito
Serviços ao cliente
Bancos - Serviços ao cliente
Banks and banking, Cooperative
Customer services
Banks and banking - Customer services
Data do documento: 19-Dez-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: SENTIER, Roni Gregorio. A avaliação da satisfação dos cooperados de uma cooperativa de crédito no sudoeste do Paraná. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2024.
Resumo: O objetivo deste trabalho foi identificar o grau de satisfação dos associados em relação ao atendimento e aos produtos e serviços oferecidos por uma cooperativa de crédito situada no sudoeste do Paraná. Para isso, foi aplicado um questionário aos cooperados situados na cidade de Pato Branco, na região sudoeste do estado do Paraná, e cooperados dos pontos de atendimento do estado de São Paulo. A pesquisa abrangeu aspectos qualitativos e quantitativos, abordando questões como sexo, faixa de renda, tempo de associação e como os cooperados conhecem a cooperativa. Além disso, foram feitas perguntas relacionadas ao grau de satisfação com os produtos, serviços e atendimento. Com base nos resultados, a análise dos dados revela que, em sua maioria, os cooperados estão satisfeitos, recomendando a cooperativa como a principal instituição financeira para se trabalhar. Contudo, é fundamental que a cooperativa reavalie alguns aspectos, como a agilidade no atendimento e a melhoria na oferta de certos produtos e serviços, já que algumas respostas indicaram que as expectativas não foram atendidas, gerando insatisfação.
Abstract: The objective of this work was to identify the degree of satisfaction of members in relation to the service and products and services offered by a credit cooperative located in the southwest of Paraná. To this end, a questionnaire was applied to members located in the city of Pato Branco, in the southwest region of the state of Paraná, and members of the service points in the state of São Paulo. The research covered qualitative and quantitative aspects, addressing issues such as gender, income range, length of association and how members know the cooperative. In addition, questions were asked related to the degree of satisfaction with products, services and customer service. Based on the results, data analysis reveals that, for the most part, members are satisfied, recommending the cooperative as the main financial institution to work with. However, it is essential that the cooperative reevaluates some aspects, such as agility in service and improvement in the offer of certain products and services, as some responses indicated that expectations were not met, generating dissatisfaction.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36493
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