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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36695
Título: | Uso de aplicativos e jogos digitais no ensino e aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental |
Título(s) alternativo(s): | Use of digital applications and games in teaching and learning in the early grades of elementary education |
Autor(es): | Santos, Karen Rentz dos |
Orientador(es): | Mendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de |
Palavras-chave: | Jogos educativos Ensino - Metodologia Aprendizagem ativa Educational games Teaching - Methodology Active learning |
Data do documento: | 22-Dez-2023 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | SANTOS, Karen Rentz dos. Uso de aplicativos e jogos digitais no ensino e aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2023. |
Resumo: | Este trabalho tem como temática o uso de aplicativos e jogos digitais para a aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental, e visa entender como os jogos digitais e aplicativos são capazes de manter a concentração de crianças por muito tempo, além de estimular a motivação e prazer em jogar, a partir de uma breve reflexão, busca-se também analisar as possibilidades de contribuições dessas ferramentas para fins educacionais em sala de aula. Em se tratando de sala de aula e processo de ensino e aprendizagem, o papel do professor não pode deixar de ser considerado, já que é o mediador entre os aparatos eletrônicos e o ensino, é quem transforma todos os instrumentos de ensino em aprendizagem, mas também encontra dificuldades e obstáculos que interferem na sua desenvoltura frente aos recursos tecnológicos. Neste trabalho de revisão bibliográfica, será sugerido uma forma de igualar o interesse do aluno entre jogos digitais comuns e os educacionais, que podem ser usados por professores com crianças das séries iniciais do ensino fundamental, que ilustram o quanto os recursos virtuais podem colaborar como o processo de ensino e aprendizagem. |
Abstract: | This work's theme is the use of digital applications and games for learning in the initial grades of elementary school, and aims to understand how digital games and applications are capable of maintaining children's concentration for a long time, in addition to stimulating motivation and pleasure. in playing, based on a brief reflection, we also seek to analyze the possibilities of contributions of these tools for educational purposes in the classroom. When it comes to the classroom and the teaching and learning process, the role of the teacher cannot fail to be considered, as he is the mediator between electronic devices and teaching, he is the one who ransforms all teaching instruments into learning, but He also encounters difficulties and obstacles that interfere with his ability to use technological resources. In this bibliographical review work, a way will be suggested to equalize the student's interest between common digital games and educational ones, which can be used by teachers with children in the initial grades of elementary school, which illustrate how much virtual resources can collaborate as the teaching and learning process. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36695 |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
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