Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3686
Título: Fatores gerenciais que contribuem para o alinhamento organizacional de empresas de papel e celulose do estado do Paraná
Título(s) alternativo(s): Managerial factors that contribute to the organizational alignment of pulp and paper companies in the state of Parana
Autor(es): Martins, Paulo Roberto
Orientador(es): Kovaleski, João Luiz
Palavras-chave: Papel - Indústria
Celulose
Desenvolvimento organizacional
Planejamento estratégico
Paper industry
Cellulose
Organizational change
Strategic planning
Data do documento: 20-Ago-2010
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: MARTINS, Paulo Roberto. Fatores gerenciais que contribuem para o alinhamento organizacional de empresas de papel e celulose do estado do Paraná. 2010. 116 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2010.
Resumo: O objetivo deste trabalho foi levantar os fatores gerenciais que estabelecem o alinhamento organizacional de empresas no setor de Papel e Celulose do Estado do Paraná. Para isto foi realizada uma pesquisa em 40 (quarenta) empresas, de tamanho médio e grande. Analisou-se a caracterização e a frequência com que fatores gerenciais, tais como prospecção de mercado, planejamento estratégico, comunicação, liderança, desenvolvimento gerencial, entre outros, presentes na gestão e administração da empresa. A metodologia utilizada para análise foi a descritiva qualitativa/quantitativa. A pesquisa ponderou sobre os valores e as práticas mais utilizadas na condução gerencial dos negócios. Os resultados foram correlacionados, com modelos atualmente em utilização por organizações, e ao mesmo tempo, comparações de ordem horizontal e vertical entre as empresas pesquisadas, com objetivo de evidenciar os principais fatores presentes no setor de Papel de Celulose no Estado do Paraná. Das correlações e análises específicas foi possível concluir sobre os fatores mais utilizados em relação aos resultados de produtividade. E desta correlação definir um modelo de alinhamento organizacional, estruturado a partir dos resultados da pontuação de cada empresa em si e da média geral dos resultados do setor. Assim o modelo proposto para alinhamento reflete a conduta de grandes e médias empresas, quanto aos fatores gerenciais que estabelecem o alinhamento. Os resultados evidenciaram a um conjunto de fatores que estão presentes em um processo de sucesso empresarial, caracterizado por influencias culturais básicas, oportunidades de mercado, uma liderança capaz de sensibilizar gestores através de comunicação, planejamento e padronização de atividades que levam ao domínio da rotina e a capacidade de resolver problemas decorrentes de atividades operações. E estes permitem uma melhor sintonia na condução da missão, que reflete sincronia e padronização nas atividades e gestão da rotina, e sinergia nos resultados, atendendo melhor o mercado e se perpetuando no negócio.
Abstract: The aim of this work was to raise management factors establishing organizational alignment of companies on the pulp and paper industry in the State of Paraná. Therefore, a research in 40 (forty) medium and large-sized enterprises was carried out. The characterization and the frequency with which management factors such as: market research, strategic planning, communication, leadership, management development, among others, present in the management and administration of the company, were analyzed. The methodology used for the descriptive analysis was qualitative / quantitative. The research pondered about the values and practices commonly used in running business management. The results were correlated with models currently in use by organizations, and at the same time, comparisons between horizontal and vertical ordered surveyed companies aiming to highlight the main factors present in the pulp and paper industry in the State of Paraná. The factors commonly used in relation to the results of productivity were gotten from correlations and specific analyses. That correlation set a model of organizational alignment, structured from the scoring results of each company itself and the average overall industry results. Thus, the proposed alignment model reflects the running of large and medium-sized enterprises, according to management factors establishing alignment. The results reveal a set of factors that are present in a successful business process, characterized by basic cultural influences, market opportunities, a leadership that can make managers more sensible through communication, planning and standardization of activities that lead to the routine control and the ability to overcome problems arising from operational activities. All the above mentioned allow better tune in the mission conduction, which reflects sync and standardization of activities, routine management, and synergy in the results, giving the market a more effective answer and selfperpetuating in business.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3686
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGEP_M_Martins, Paulo Roberto_2010.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
2,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.