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Título: Mudanças na estrutura organizacional de uma empresa do setor do agronegócio com a implementação do CRM
Título(s) alternativo(s): Changes in the organizational structure of a company in the agribusiness sector with the implementation of CRM
Autor(es): Zanata, Karine
Orientador(es): Gonzalez, Rafael Kuramoto
Palavras-chave: Clientes - Contatos
Marketing de relacionamento
Agroindústria
Customer relations
Relationship marketing
Agricultural industries
Data do documento: 28-Nov-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: ZANATA, Karine. Mudanças na estrutura organizacional de uma empresa do setor do agronegócio com a implementação do CRM. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2024.
Resumo: O agronegócio brasileiro elevou o segmento ao status de importância econômica, tendo o PIB maior que importantes economias mundiais. Por ser um setor com particularidades como a sazonalidade operacional e estágios cíclicos produtivos, a gestão de empresas agrícolas exige diferentes formas de gestão. Para isso, devem ser considerados alguns fatores fundamentais para o desempenho empresarial como: a comunicação, recursos financeiros, tempo, setores, pessoas e objetivos. Seguindo o avanço tecnológico, o Customer Relationship Management (CRM) vem se caracterizando como uma ferramenta crucial quando se trata da gestão do relacionamento e fidelização de clientes. O CRM conta com uma grande variedade de produtos e serviços, sendo desenvolvido com o intuito de unir estratégias de negócios e práticas focadas no aperfeiçoamento do atendimento ao cliente. Sua principal responsabilidade é a organização e o armazenamento seguro de informações pessoais e comportamentais de dados de clientes, desempenhando um papel significativo na definição de estratégias em diversos setores da empresa. Desse ponto de vista, este trabalho, através de um estudo de caso, investigou como a implementação do CRM em uma empresa de grande porte transformou profundamente a organização, superando desafios de rastreabilidade e retrabalho com planilhas e promovendo maior integração entre os departamentos de vendas, logística e marketing. Os resultados mostram uma notável melhoria na previsão de vendas e na fidelização de clientes juntamente com um crescimento contínuo da receita. Esse avanço é resultado da maior integração entre os setores da empresa. Além de concentrarem informações estratégicas sobre os clientes em um único lugar, o sistema de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) possibilitou um atendimento personalizado que ajudou na expansão do mercado e otimizou eficiência dos processos operacionais.
Abstract: The Brazilian agribusiness has elevated the segment to an economically significant status, with GDP surpassing those of major world economies. Due to its unique characteristics, such as operational seasonality and cyclical production stages, the management of agricultural companies requires different management approaches. For this, some fundamental factors must be considered for business performance, such as communication, financial resources, time, sectors, people, and objectives. Following technological advancement, Customer Relationship Management (CRM) has become a crucial tool when it comes to managing customer relationships and fostering loyalty. CRM offers a wide range of products and services, developed with the purpose of integrating business strategies and practices focused on improving customer service. Its primary responsibility is the organization and secure storage of personal and behavioral customer data, playing a significant role in strategy definition across various company sectors. From this perspective, this study, through a case analysis, investigated how the implementation of CRM at a large company profoundly transformed the organization, overcoming challenges related to traceability and rework with spreadsheets, and promoting greater integration between sales, logistics, and marketing departments. The results show a remarkable improvement in sales forecasting and customer loyalty, along with continuous revenue growth. This advancement results from greater integration between the company’s sectors. In addition to centralizing strategic customer information in a single place, the CRM system enabled personalized service that helped market expansion and optimized the efficiency of operational processes.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36988
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