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Título: Dimensionamento de um sistema de freio aplicado a um protótipo off-road de competição universitária
Título(s) alternativo(s): Sizing of a brake system applied to a university competition off-road prototype
Autor(es): Silva, Andrei Cecchele da
Orientador(es): Rodrigues, Fabio Rodrigo Mandello
Palavras-chave: Freios
Simulação (Computadores)
Engenharia de protótipos
Otimização estrutural
Método dos elementos finitos
Brakes
Computer simulation
Prototypes, Engineering
Structural optimization
Finite element method
Data do documento: 13-Fev-2025
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: SILVA, Andrei Cecchele da. Dimensionamento de um sistema de freio aplicado a um protótipo off-road de competição universitária. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2025.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo o dimensionamento do sistema de frenagem de um protótipo off-road 4x4 utilizado em competições universitárias. O estudo visa ao desenvolvimento de um sistema de frenagem eficiente, com baixo peso, custo reduzido e fácil manutenção, além de garantir uma interface ergonômica entre o piloto e o sistema, priorizando a segurança e o conforto do condutor. A metodologia adotada envolveu a definição de metas específicas, divididas em etapas de dimensionamento do sistema de frenagem, com ênfase no desenvolvimento estrutural de um pedal focado em desempenho e ergonomia. Simulações computacionais foram realizadas para validar o comportamento estrutural do pedal, complementadas por testes práticos para avaliar o desempenho real do sistema de frenagem. Os resultados mostraram que todas as metas foram alcançadas, evidenciando o bom desempenho do sistema projetado.
Abstract: The objective of this work is the sizing of the braking system of a 4x4 off-road prototype used in university competitions. The study aims to develop an efficient braking system, with low weight, reduced cost, and easy maintenance, in addition to ensuring an ergonomic interface between the driver and the system, prioritizing the safety and comfort of the driver. The methodology adopted involved setting specific goals, divided into stages of braking system sizing, with an emphasis on the structural development of a pedal focused on performance and ergonomics. Computational simulations were carried out to validate the structural behavior of the pedal, complemented by practical tests to evaluate the real performance of the braking system. The results showed that all goals were achieved, demonstrating the good performance of the designed system.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37493
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