Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3755
Título: O ensino de química na perspectiva dialógico-problematizadora: uma possibilidade para a formação do docente reflexivo de sua prática
Título(s) alternativo(s): The chemistry teaching in the dialogical-problematizing perspective: a possibility for training teacher's reflective of his practice
Autor(es): Branco, Maria Isabel Moutinho
Orientador(es): Lambach, Marcelo
Palavras-chave: Química - Estudo e ensino
Professores de química - Curitiba (PR)
Ensino reflexivo
Prática de ensino
Educação permanente
Análise de conteúdo (Comunicação)
Ciência - Estudo e ensino
Chemistry - Study and teaching
Chemistry teachers - Curitiba (PR)
Reflective teaching
Student teaching
Continuing education
Content analysis (Communication)
Science - Study and teaching
Data do documento: 24-Ago-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: BRANCO, Maria Isabel Moutinho. O ensino de química na perspectiva dialógico-problematizadora: uma possibilidade para a formação do docente reflexivo de sua prática. 2018. 176 f. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: A formação docente tem sido amplamente debatida entre formadores e pesquisadores nas últimas décadas, surgindo inúmeras propostas de formação. A questão em torno da formação inicial é a insuficiência acadêmica em preparar o docente para os desafios que irá encontrar na realidade escolar, o que tornam necessários cursos de formação continuada por toda a vida profissional do professor. A demanda por formação continuada não se justifica apenas no desenvolvimento de técnicas metodológicas inovadoras, articuladoras dos conteúdos científicos com o contexto social, mais do que isso, justifica-se a necessidade de formações que possibilitem o diálogo entre os pares e entre o formador e o professor cursista, além da reflexividade em torno das questões da educação, desde metodológicas às políticas públicas na área educacional. O presente estudo objetiva investigar como o planejamento da ação do docente de Química na perspectiva dialógico-problematizadora pode contribuir para promover a formação de professores reflexivos de sua prática. Para isso, organizou-se um curso de formação continuada para professores de Química da rede pública estadual do município de Curitiba, para discutir a organização de um PTD norteado pelos Três Momentos Pedagógicos (3MP), que apresentam a perspectiva dialógico-problematizadora. A pesquisa participante (PP) foi delimitada como metodologia, pois refuta a neutralidade científica e o distanciamento do pesquisador ao objeto da pesquisa e estabelece a dialogicidade como base de toda a pesquisa, tanto no conteúdo programático da formação continuada como na dinâmica dessa. Para analisar e interpretar os dados, utilizaram-se os procedimentos de Análise de Conteúdo, com o suporte teórico-metodológico de Bardin. Os 3MP são utilizados em dois níveis, como conteúdo programático e na dinâmica pedagógica da formação continuada, e procurou propiciar ao professor refletir sobre a própria prática. Os resultados apontam que os 3MP, por meio da formação na perspectiva dialógico-problematizadora, promovem a reflexividade no docente, no coletivo, evitando apenas a reflexão individual, o que aumenta as possibilidades de mudança. Ainda que a sua prática diária continue tradicional, pois nenhuma mudança ocorre instantaneamente.
Abstract: Teacher training has been widely debated among trainers and researchers in recent decades, from which innumerable training proposals have emerged. However, the question about initial training is the academic failure to train the teachers to face the challenges they will find in the school reality, which is why continuing education courses are needed throughout the professional life of the teacher. Continuous training is not justified only in the development of innovative methodological techniques, articulators of scientific content and social context, but also by the need for training that allows dialogue between peers and between the trainer and the teacher in training, besides reflexivity on questions of education, from the methodologies to the public policies of the educational area. This study aims to investigate how the planning of the teaching action of Chemistry in the dialogical problematic perspective can contribute in the promotion of the formation of reflective teachers of its practice. Therefore, a continuous training course has been organized for the Chemistry professors of the state public schools of Curitiba to discuss the organization of a Teaching Work Plan (TWP) oriented to the Three Pedagogical Moments (3PM), which present the perspective dialogical-problematizing. Participatory Research (PR) has been defined as a methodology, to refute scientific neutrality and distancing the researcher from its object and establishes dialogicity as the foundation of all research, both in the content of continuing education and its dynamics. To analyze and interpret the data, the Content Analysis procedures have been used, with the theoretical-methodological contribution of Bardin. 3PMs are used in two levels, as a programmatic content and in the pedagogical dynamics of continuous training, based on what a qualitative approach requires: the subjectivity of experience and daily practice, as important as quantitative data or narrative of the discourses, which should encourage the teacher to reflect on his own practice. The results show that the 3PMs, through training in the dialogical problematizing perspective, promotes reflexivity in the collective, avoiding the teacher's individual reflection, wich increases the possibilities of change. Although your daily practice remains traditional, since no change occurs instantly.
Descrição: Acompanha: Formação de professores da área das ciências da natureza na perspectiva dialógico-problematizadora
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3755
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons