Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37812
Título: O ensino de sociologia na educação profissional do Paraná durante a reação e ascensão conservadora entre 2016 e 2023
Título(s) alternativo(s): The teaching of sociology in vocational education in Paraná during the conservative backlash and rise between 2016 and 2023
Autor(es): Penteado, Marcos Beghetto
Orientador(es): Lima Filho, Domingos Leite
Palavras-chave: Sociologia - Estudo e ensino
Conservantismo
Educação e Estado
Educação básica
Ensino profissional
Reforma do ensino - Paraná
Pedagogia crítica
Currículos - Mudança
Sociology - Study and teaching
Conservatism
Education and state
Basic education
Professional education
Educational change - Paraná (Brazil)
Critical pedagogy
Curriculum change
Data do documento: 6-Dez-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: PENTEADO, Marcos Beghetto. O ensino de Sociologia na educação profissional do Paraná durante a reação e ascensão conservadora entre 2016 e 2023. 2025. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2024.
Resumo: Nessa pesquisa, investigamos as disputas ideológicas presentes nas políticas educacionais derivadas das contrarreformas promovidas desde 2016, com foco na imposição da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e sua incorporação pela Secretaria Estadual de Educação do Paraná até o final de 2023. Utilizamos como fontes primárias os documentos oficiais relacionados a esse processo, realizando uma análise de conteúdo interrogando a objetividade das suas prescrições, denunciando o lugar subalterno que o ensino de Sociologia está ocupando na Educação Profissional no Paraná, identificado por evidências de uma distribuição desigualitária hierarquizante da carga horária que é ofertada nas matrizes curriculares desse “Novo Ensino Médio”, em que os conhecimentos das ciências sociais foram radicalmente reduzidos, apesar do aparente aumento da carga horária total.Considerando tal processo enquanto reflexo de projetos em disputa, buscamos compreender a racionalidade que os sustentam. Para isso, articulamos nossa análise sobre três dimensões: 1) o conjunto de 144 documentos oficiais nacionais e estaduais; 2) estudos e fontes secundárias que se correlacionam com os temas observados; e 3) a teoria da consciência da realidade nacional de Álvaro Vieira Pinto, que nos permite compreender as representações coletivas presentes nos documentos a partir de uma dinâmica dialética entre a consciência ingênua e a crítica. Enquanto a primeira ignora as condições objetivas da realidade e reproduz a lógica dominante, a segunda busca compreender os fundamentos das estruturas sociais e orientar projetos coletivos de transformação. Desse modo, organizando os documentos em torno das categorias de objetividade, racionalidade, historicidade e totalidade, próprias da consciência crítica, identificamos no processo histórico que condiciona a existência desses materiais quatro momentos principais, que inclusive antecedem a atual contrarreforma. O primeiro é marcado pela “Incipiente democratização” (1988-2002) que foi seguido pela “Desigualdade em evidência” (2003-2013), interrompida pela “Reação conservadora” (2014-2018) e que culminou na “Ascensão reacionária” (2019-2023), momento em que o projeto hegemônico, ao conseguir ocupar os espaços de decisão e formulação de políticas educacionais, dá início à implementação de uma formação desintegrada para a classe trabalhadora, sequestrando o sentido omnilateral emancipatório construído, promovendo um paradigma curricular fundamentado em diversos traços da consciência ingênua, principalmente através do que denominam por “Itinerário da Formação Técnica e Profissional” e “Projeto de vida”. Entretanto, levando em conta as categorias de atividade, liberdade e nacionalidade da consciência crítica, também notamos que nesses períodos os objetos em análise estão sempre em transmutação. Isso porque, articuladas entre múltiplas instâncias da totalidade, as classes antagônicas se relacionam numa dinâmica dialética, onde lutam pela direção das políticas públicas para impor seus interesses em suas formulações. Desse modo, destacamos que o lugar subjugado que o ensino de Sociologia atualmente ocupa na Educação Profissional paranaense não é definitivo, pois está em disputa e pode ter seu sentido de emancipação resgatado, desde que se mobilize estratégias de associações com outras totalidades que também tiveram seus espaços sequestrados, mas que sobrevivem diante da violência da classe que explora, como é o caso do Hip Hop, através do RAP Nacional, além de outros campos de conhecimento que também foram subtraídos.
Abstract: In this research, we investigate the ideological disputes present in educational policies resulting from the counter-reforms promoted since 2016, focusing on the imposition of the National Common Curricular Base (BNCC) and its incorporation by the State Department of Education of Paraná up to the end of 2023. We use official documents related to this process as primary sources, conducting content analysis to interrogate the objectivity of their prescriptions and to denounce the subaltern position that Sociology education has been relegated to in Professional Education in Paraná. This is evidenced by the unequal and hierarchical distribution of instructional hours offered in the curriculum matrices of the “New High School”, where the content of the social sciences has been drastically reduced, despite the apparent increase in total class hours. Considering this process as a reflection of contested projects, we seek to understand the rationality that underpins them. To this end, we structure our analysis around three dimensions: 1) a set of 144 official national and state documents; 2) studies and secondary sources related to the observed themes; and 3) Álvaro Vieira Pinto’s theory of national reality consciousness. This theory enables us to understand the representations of reality present in the documents through a dialectical dynamic between naïve and critical consciousness. While the former ignores the objective conditions of reality and reproduces the dominant logic, the latter seeks to understand the foundations of social structures and guide collective projects for transformation. Thus, by organizing the documents around the categories of objectivity, rationality, historicity, and totality – key elements of critical consciousness – we identify, in the historical process conditioning the existence of these materials, four main moments, which even precede the current counter-reform. The first is marked by “Incipient Democratization” (1988–2002), followed by “Inequality in Evidence” (2003–2013), interrupted by the “Conservative Reaction” (2014–2018), and culminating in the “Reactionary Rise” (2019–2023). In this last phase, the hegemonic project, having occupied the spaces of decision-making and educational policy design, initiates the implementation of a disintegrated education for the working class, hijacking the previously constructed emancipatory, omnilateral meaning, and promoting a curricular paradigm grounded in several traits of naïve consciousness – especially through what is called the “Technical and Professional Training Pathway” and the “Life Project”. However, considering the categories of activity, freedom, and nationality of critical consciousness, we also note that the objects of analysis are constantly undergoing transformation during these periods. This is because, articulated across multiple instances of the totality, antagonistic classes engage in a dialectical dynamic in which they struggle for control of public policies to impose their interests in their formulation. Therefore, we emphasize that the subordinated position currently occupied by Sociology education in Paraná’s Professional Education is not definitive – it is under dispute and its emancipatory meaning can be reclaimed, provided that strategies of association with other totalities that have also had their spaces seized are mobilized. These totalities nevertheless survive amid the violence of the exploiting class, as is the case with Hip Hop, through Brazilian RAP, as well as other fields of knowledge that have likewise been marginalized.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37812
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ensinosociologiaeducacaoprofissional.pdf4,03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons