Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37825
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCamatti, Solange Maurina-
dc.date.accessioned2025-08-11T12:13:03Z-
dc.date.available2025-08-11T12:13:03Z-
dc.date.issued2025-06-06-
dc.identifier.citationCAMATTI, Solange Maurina. Proposição de atividades investigativas com o tema ambiente e sustentabilidade no ensino de química. 2025. Dissertação (Mestrado em Química em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37825-
dc.description.abstractIn a context characterized by dissatisfaction and lack of interest in Education, the teaching/learning process is looking for innovative methodological approaches that can motivate students and arouse their interest in learning. Many researchers are dedicated to studying ways to overcome traditional teaching, which is based on student passivity and is still the only methodological approach used in many schools. To this end, an Investigative Activities Manual on Environment and Sustainability was developed to address the chemical concepts of the periodic table, solutions, concentrations, and organic functions, with the goal of making the classroom more interesting and stimulating for students. This material was structured in three didactic activities, developed in stages, based on the presentation of research proposals. The product was validated by expert judges from the chemistry curriculum, using a data collection instrument based on communication, conceptual and pedagogical axes to guide the judges' evaluation. The results showed that, according to the validation of the judges, the proposed activity manual is satisfactory and reaches adequate levels of quality and agreement in relation to the evaluation axes studied. The Manual of Investigative Activities was implemented with students from the 1st and 2nd years of secondary school in the subject of Chemistry, with the aim of investigating its effectiveness in the process of improving knowledge. Data collection included classroom observations, questionnaires, exercises, text production and student reports, integrating the entire educational process. As far as the students are concerned, the results obtained from the activities suggest positive engagement in the construction of knowledge related to the periodic table, solutions/concentrations and organic functions, through investigative activities, linked to the themes of environment and sustainability.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectQuímica - Experiênciaspt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.subjectChemistry - Experimentspt_BR
dc.titleProposição de atividades investigativas com o tema ambiente e sustentabilidade no ensino de químicapt_BR
dc.title.alternativeProposal of investigative activities on the environment and sustainability in chemistry educationpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEm um contexto marcado pela insatisfação e desinteresse na área da Educação, o processo de ensino-aprendizagem busca por abordagens metodológicas inovadoras que possam motivar e despertar o interesse dos alunos em relação ao aprendizado. Muitos pesquisadores se dedicam a estudar maneiras de superar o ensino tradicional, que se baseia na passividade dos estudantes e ainda é a única abordagem metodológica utilizada em muitas escolas. Para isso, um Manual de Atividades Investigativa foi elaborado com o tema Ambiente e Sustentabilidade para abordar os conceitos químicos de Tabela Periódica, soluções, concentrações e funções orgânicas, com o intuito de tornar as aulas mais interessantes e estimulantes para os alunos. Este material foi estruturado em três Atividades Didáticas, desenvolvidas em etapas que fundamentaram a apresentação de propostas investigativas. A validação do produto foi realizada por juízes especialistas do componente curricular de Química, utilizando um instrumento de coleta de dados baseado nos eixos comunicacional, conceitual e pedagógico, para orientar a avaliação pelos juízes. Os resultados indicaram que, segundo a validação dos juízes, o Manual de Atividades proposto é satisfatório e atinge níveis adequados de qualidade e concordância com relação aos eixos de avaliação investigados. O Manual de Atividades Investigativas foi implementado junto a alunos da 1ª e 2ª anos do Ensino Médio no componente curricular de Química, com o objetivo de investigar sua contribuição na mediação de conhecimentos. Os dados avaliados incluíram observações de aulas, questionários, exercícios, produção textual e relatos dos alunos, integrando todo o processo educativo. No que se refere aos estudantes, os resultados obtidos a partir das atividades sugerem um engajamento positivo na construção de saberes relacionados aos conteúdos de Tabela Periódica, soluções/concentrações e funções orgânicas, por meio das atividades propostas e sua articulação aos temas Ambiente e Sustentabilidade.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0009-0002-5290-5859pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/7590843844410324pt_BR
dc.contributor.advisor1Bocardi, Juliane Maria Bergamin-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-1880-4376pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttps://lattes.cnpq.br/5629436606338676pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Costa Junior, Ismael Laurindo-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6295-1619pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttps://lattes.cnpq.br/8830429960630659pt_BR
dc.contributor.referee1Tondo, Daniel Walker-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0009-0006-2233-1769pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttps://lattes.cnpq.br/7121442162301693pt_BR
dc.contributor.referee2Costa Junior, Ismael Laurindo-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-6295-1619pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttps://lattes.cnpq.br/8830429960630659pt_BR
dc.contributor.referee3Bocardi, Juliane Maria Bergamin-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-1880-4376pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttps://lattes.cnpq.br/5629436606338676pt_BR
dc.contributor.referee4Friedrich, Leidi Cecilia-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0003-4203-4324pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2076572370836291pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Química em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::OPERACOES INDUSTRIAIS E EQUIPAMENTOS PARA ENGENHARIA QUIMICApt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:MD - Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
proposicaoatividadesinvestigativastema.pdf3,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
proposicaoatividadesinvestigativastema_produto.pdf1,4 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons