Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3786
Título: A questão da hierarquia docente na educação a distância: PRONATEC-UTFPR
Título(s) alternativo(s): The matter of the teaching hierarchy in distance education: PRONATEC - UTFPR
Autor(es): Teixeira, Juliane Marise Barbosa
Orientador(es): Silva, Maclovia Corrêa da
Palavras-chave: Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Brasil)
Ensino à distância
Ensino
Preceptores
Análise de interação em educação
Professores - Formação
Tecnologia
Distance education
Teaching
Tutors and tutoring
Interaction analysis in education
Teachers, Training of
Technology
Data do documento: 10-Dez-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: TEIXEIRA, Juliane Marise Barbosa. A questão da hierarquia docente na educação a distância: PRONATEC-UTFPR. 2014. 122 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: Essa dissertação trata dos papeis e das funções do professor tutor presencial em cursos de Educação a Distância. O ponto de partida das discussões foi a hipótese de que existem diferenças funcionais e remunerativas na hierarquia docente que legitimam a estrutura da organização a qual confronta-se com a carreira docente. O objetivo geral foi apreender as especificidades de conflitos e contradições que se estabelecem nas relações didáticopedagógicas entre docentes e discentes da EaD, evidenciando limites e possibilidades da atuação do professor tutor presencial. Primeiramente, foram escolhidos três modelos pedagógicos que permearam a educação presencial cujos princípios e problemas se reproduziram na EaD. Em seguida, de posse destes conhecimentos, foram expostas situações divergentes resultantes dos papeis-chave do professor tutor presencial que reapresentam a hierarquia docente da EaD. Este embasamento teórico fundamentou o estudo de caso eleito, no qual a própria pesquisadora foi sujeito e objeto da docência. Este aconteceu na Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, na Coordenação de Tecnologia na Educação – COTED-CT, câmpus Curitiba, no curso pós-médio Técnico em Multimeios Didáticos. Foram levantadas as ações do professor tutor presencial no sentido de acrescentar perspectivas diferentes de análise. A conclusão do trabalho, no aspecto da tutoria, é que os modelos pedagógicos da educação presencial adotados na EaD, reproduziram a importância do papel do professor docente enquanto detentor do conhecimento e responsável pelos conteúdos. Como na EaD os papeis deste agente se desdobraram, as funções de fixação da matéria e práticas do processo ensino aprendizagem se redistribuíram para a tutoria. Suscitaram-se as diferenças funcionais e remunerativas e o consecutivo acúmulo de tarefas que desqualifica a carreira do professor tutor presencial. Vale dizer que as instituições de ensino não estão isentas das responsabilidades de organizar o processo de inserção e socialização do profissional no quadro docente EaD.
Abstract: This work deals with the roles and functions of the classroom teacher tutor in distance education courses. The starting point of the discussions was the hypothesis that there are functional differences in teacher and remunerative hierarchy that legitimizes the structure organization which is faced with the teaching career. The main objective was to understand the specifics conflicts and contradictions that are established in the didactical and pedagogical relationships between teachers and students of distance education, highlighting the limits and possibilities of the tutor performance. First three pedagogical models that permeated the classroom education whose principles and problems reproduced in distance education. Then divergent situations arising from key roles of classroom teacher tutor were exposed, who represented distance education teaching hierarchy. This theoretical foundation grounded the case study in which the researcher was teaching subject and object. This happened at the Federal University of Technology - Paraná - UTFPR in the Education Technology Coordination - COTED-CT, campus Curitiba, in post-secondary course in “Technical in Multimedia Teaching”. The actions of the teacher present tutor were raised in order to add different analytical perspectives. The completion of the work, in the aspect of mentoring is that the pedagogical models of classroom education adopted in distance education, reproduced the teacher role importance, as teacher knowledge holder and responsible for the contents. As in distance education roles of this agent are unfolded, the functions of themes fixation and learning practices are redistributed for tutoring. It results in the functional and remunerative differences and consecutive accumulation of tasks that disqualifies a teacher tutor career. It is worth saying that the educational institutions are not exempted from the responsibilities of organizing the insertion and professional socialization process in distance education frame.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3786
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGTE_M_Teixeira, Juliane Marise Barbosa_2018.pdf1,74 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.