Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37906
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNanuncio, Fabiana Marcela da Silva Leite-
dc.date.accessioned2025-08-18T18:49:53Z-
dc.date.available2025-08-18T18:49:53Z-
dc.date.issued2025-08-07-
dc.identifier.citationNANUNCIO, Fabiana Marcela da Silva Leite. Formação docente interdisciplinar para o ensino fundamental I e II. 2025. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37906-
dc.descriptionAcompanha produto educacional "Projeto de ensino interdisciplinar sobre o tema dinheiro"pt_BR
dc.description.abstractThis study presents a proposal for an interdisciplinary project designed to be implemented in the upper grades of Elementary School I and the lower grades of Elementary School II. Drawing on authors and works that address interdisciplinarity in education—such as Ulbra (2009), Fazenda (2013), and Santos, Dutra, and Vieira (2023)—as well as guidelines from official documents, including the National Common Curricular Base (Brazil, 2018) and the Guiding Document for the Teaching Area (Brazil, 2019), we developed an educational product grounded in an interdisciplinary project approach. This product was applied during a teacher training program involving eight female educators from the region of Apucarana, Paraná, in 2024. The study is characterized as qualitative and field-based research (Tozoni-Reis, 2009). The results indicate that the participating teachers developed both theoretical and practical knowledge on the theme "Interdisciplinary Teaching Project on the Topic of Money," which involved integrated work across the subjects of Portuguese Language, Mathematics, History, Geography, English, Art, and Science. The participants endorsed the educational material for future use in other school contexts, with appropriate adaptations to each educational reality.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt-brpt_BR
dc.subjectAbordagem interdisciplinar na educaçãopt_BR
dc.subjectConhecimento pedagógico do conteúdopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectInterdisciplinary approach in educationpt_BR
dc.subjectPedagogical content knowledgept_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.titleFormação docente interdisciplinar para o ensino fundamental I e IIpt_BR
dc.title.alternativeInterdisciplinary teacher training for elementary school I and IIpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, apresentamos uma proposta de projeto interdisciplinar possível de ser implementado nas séries finais do Ensino Fundamental I e séries iniciais do Ensino Fundamental II. A partir de autores e obras que abordam a questão da interdisciplinaridade na educação, por exemplo, Ulbra (2009), Fazenda (2013), Santos, Dutra e Vieira (2023), e de sinalizações de documentos governamentais, como a Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018) e o Documento Orientador da Área de Ensino (Brasil, 2019), elaboramos um produto educacional, na perspectiva de um projeto interdisciplinar, e o aplicamos em uma formação docente junto a um grupo de oito professoras da região de Apucarana, Paraná, no ano de 2024. O estudo caracteriza-se como pesquisa qualitativa e de campo (Tozoni-Reis, 2009). Os resultados mostraram que as professoras participantes da formação desenvolveram conhecimentos teóricos e práticos sobre a temática “Projeto de ensino interdisciplinar sobre o tema “dinheiro” – envolvendo um trabalho integrado entre as disciplinas Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Língua inglesa, Arte e Ciências – e aprovaram o material didático para ser reaplicado em outros contextos escolares, com as devidas adaptações a cada realidade educacional.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0009-0001-9360-5804pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/4608480506028533pt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Givan Jose Ferreira dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttps://lattes.cnpq.br/8879315784200835pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Givan Jose Ferreira dos-
dc.contributor.referee1Latteshttps://lattes.cnpq.br/8879315784200835pt_BR
dc.contributor.referee2Vieira, Alcioni Galdino-
dc.contributor.referee2Latteshttps://lattes.cnpq.br/7224168530043625pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Alessandra Dutra-
dc.contributor.referee3Latteshttps://lattes.cnpq.br/6750951618583167pt_BR
dc.contributor.referee4Cordeiro, Isabel Cristina-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9893461756658986pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Naturezapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
formacaointerdisciplinardocente.pdf5,57 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
projetointerdisciplinarformacaodocente_produto.pdf3,08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons