Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37930
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Cristina Caetano da-
dc.date.accessioned2025-08-19T19:57:37Z-
dc.date.available2025-08-19T19:57:37Z-
dc.date.issued2025-07-07-
dc.identifier.citationSILVA, Cristina Caetano da. Análise de interesse a partir de uma atividade investigativa sobre as reações químicas no cotidiano. 2025. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37930-
dc.descriptionAcompanha produto educacional "Sequência didática: habilidades investigativas a partir das reações químicas do cotidiano"pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this research was to analyze the level of investigative freedom and students' interest in the study of chemical reactions through the application of a structured didactic sequence. The study was conducted with 15 high school students from a public school in the northwest of Paraná, over the course of ten sessions, using a didactic sequence designed to stimulate students' autonomy, curiosity, and protagonism in the learning process. The evaluation of the investigative activities (IA) followed the levels of openness proposed by Pella (1961), while the analysis of individual interest was based on the Four Phases of Interest Model by Hidi and Renninger (2006). Regarding the levels of freedom in the investigative activities, most student groups reached Pella’s level 3, indicating a high degree of investigative freedom and critical engagement. As for individual interest, the results showed that most participants reached phase 2 of Hidi and Renninger’s model, characterized by sustained interest, while three students reached phase 3, indicating an emerging and well-developed individual interest. Furthermore, the activities carried out contributed to the development of practical skills such as planning, data analysis, problem-solving, and the connection between theory and practice, thus strengthening chemical knowledge in real-life contexts. Despite the progress observed, some challenges were encountered during the research, including unstable internet access, students’ limited familiarity with computers, rebuce time for research, and difficulties in collaborative work, which affected some groups. The data obtained reinforce the positive impact of investigative teaching in increasing students' interest in Chemistry, as well as its contribution to meaningful learning connected to everyday life.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt-brpt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEstudantes - Atividadespt_BR
dc.subjectProblem-based learningpt_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.subjectChemistry - Study and teachingpt_BR
dc.subjectStudent activitiespt_BR
dc.titleAnálise de interesse a partir de uma atividade investigativa sobre as reações químicas no cotidianopt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of interest based on an investigative activity on chemical reactions in daily lifept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa foi analisar o nível de liberdade investigativa e o interesse dos estudantes pelo estudo das reações químicas, por meio da aplicação de uma sequência didática estruturada. A pesquisa foi realizada com 15 estudantes do Ensino Médio de um colégio público do noroeste do Paraná, ao longo de dez encontros, utilizando uma SD desenvolvida para estimular a autonomia, a curiosidade e o protagonismo dos alunos no processo de aprendizagem. A avaliação das atividades investigativas (AI) seguiu os níveis de abertura propostos por Pella (1961), enquanto a análise do interesse individual, e baseou-se no Modelo das Quatro Fases de Interesse de Hidi e Renninger (2006). Com relação aos níveis de liberdade das atividades investigativas, a maioria dos grupos de estudantes atingiu o nível 3 de Pella, evidenciando um elevado grau de liberdade investigativa e envolvimento crítico. Quanto ao interesse individual, os resultados demonstraram que a maioria dos participantes alcançou a fase 2 de Hidi e Renninger, caracterizada pelo interesse sustentado, enquanto três deles atingiram a fase 3, indicando um interesse individual emergente e bem desenvolvido. Além disso, as atividades realizadas favoreceram o desenvolvimento de habilidades práticas, como planejamento, análise de dados, resolução de problemas e conexão entre teoria e prática, fortalecendo o conhecimento químico em contextos reais. Apesar dos avanços observados, algumas dificuldades foram enfrentadas ao longo da pesquisa, incluindo acesso instável à internet, pouca familiaridade dos estudantes com computadores, tempo reduzido para as pesquisas e desafios no trabalho colaborativo, o que impactou alguns grupos. Os dados obtidos reforçam o impacto positivo do ensino investigativo no aumento do interesse dos estudantes pelo estudo da química, bem como sua contribuição para um aprendizado significativo e conectado ao cotidiano.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0009-0009-8344-7556pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/1512268898266893pt_BR
dc.contributor.advisor1Goya, Alcides-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2616-2302pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttps://lattes.cnpq.br/0894894747173346pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silva, Alessandra Dutra-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttps://lattes.cnpq.br/6750951618583167pt_BR
dc.contributor.referee1Goya, Alcides-
dc.contributor.referee1Latteshttps://lattes.cnpq.br/0894894747173346pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Alessandra Dutra-
dc.contributor.referee2Latteshttps://lattes.cnpq.br/6750951618583167pt_BR
dc.contributor.referee3Lima, Joao Paulo Camargo de-
dc.contributor.referee3Latteshttps://lattes.cnpq.br/2920342714457251pt_BR
dc.contributor.referee4Stevanato, Mayra-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3504122368679710pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Naturezapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
analiseinvestigativareacoescotidiano.pdf1,69 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
sequenciadidaticaanaliseinvestigativa_produto.pdf641,76 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons