Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37940
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Cassilda Alves dos-
dc.date.accessioned2025-08-20T16:13:55Z-
dc.date.available2025-08-20T16:13:55Z-
dc.date.issued2025-05-27-
dc.identifier.citationSANTOS, Cassilda Alves dos. Motivos de evasão de estudantes beneficiados por auxílio financeiro em uma instituição federal de ensino. 2025. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37940-
dc.description.abstractThis study aimed to investigate the factors that contributed to the dropout of students who, despite receiving financial aid, abandoned or were dismissed from a federal higher education institution. A qualitative approach was adopted, based on the analysis of semi-structured interviews conducted with dropout students, whose data were examined using content analysis. The results indicate that dropout cannot be attributed solely to the insufficiency of financial aid but instead results from a set of interconnected factors, among which stand out: the need to balance work and study, the fatigue generated by this routine, and the challenges related to commuting to the institution. The analysis revealed a tendency toward a negative correlation between work and low connection with the academic program, indicating that students who work tend to perceive greater applicability of educational training in their professional routines. It is concluded that, although financial aid plays a fundamental role in mitigating socioeconomic difficulties, it is not sufficient to prevent dropout unless it is accompanied by institutional policies that promote curricular flexibility, the expansion of hybrid learning, and strategies to reduce the overload faced by working students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectEvasão universitáriapt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectEstudantes - Auxílio financeiropt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades públicaspt_BR
dc.subjectCollege dropoutspt_BR
dc.subjectEducation, Higherpt_BR
dc.subjectStudent aidpt_BR
dc.subjectPublic universities and collegespt_BR
dc.titleMotivos de evasão de estudantes beneficiados por auxílio financeiro em uma instituição federal de ensinopt_BR
dc.title.alternativeReasons for the student attrition of financially assisted students at a federal higher education institutionpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO presente estudo investigou os fatores que contribuíram para a evasão de estudantes que, mesmo tendo recebido auxílio financeiro, abandonaram ou foram desligados de uma instituição federal de ensino superior. Adotou-se uma abordagem qualitativa, baseada na análise de entrevistas semiestruturadas com estudantes evadidos, cujos dados foram examinados por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados indicam que a evasão não pode ser atribuída exclusivamente à insuficiência do auxílio financeiro, mas resulta de um conjunto de fatores interligados, entre os quais se destacam: a necessidade de conciliar trabalho e estudo, o cansaço gerado por essa rotina e os desafios relacionados ao deslocamento até a instituição. A análise revelou uma tendência de correlação negativa entre trabalho e baixa conexão com o curso, indicando que estudantes que trabalham tendem a perceber maior aplicabilidade da formação acadêmica em suas rotinas profissionais. Conclui-se que, embora os auxílios financeiros sejam fundamentais para mitigar as dificuldades socioeconômicas, eles não são suficientes para prevenir a evasão se não forem acompanhados por políticas institucionais que promovam flexibilização curricular, ampliação do ensino híbrido e estratégias voltadas à redução da sobrecarga dos estudantes trabalhadores.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0009-0000-2165-5012pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/3009429877842469pt_BR
dc.contributor.advisor1Pilatti, Luiz Alberto-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2679-9191pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttps://lattes.cnpq.br/4854832473320818pt_BR
dc.contributor.referee1Pilatti, Luiz Alberto-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2679-9191pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttps://lattes.cnpq.br/4854832473320818pt_BR
dc.contributor.referee2Amorim, Paula Karini Dias Ferreira-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-2909-0500pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3060561160947107pt_BR
dc.contributor.referee3Rubbo, Priscila-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-2488-4627pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttps://lattes.cnpq.br/6502326590391126pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
evasaoestudantesauxiliofinanceiro.pdf2,32 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons