Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/38004
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCancio, Geovany Aparecido Duarte-
dc.date.accessioned2025-08-26T11:22:37Z-
dc.date.available2025-08-26T11:22:37Z-
dc.date.issued2025-05-08-
dc.identifier.citationCANCIO, Geovany Aparecido Duarte. Uma abordagem multidimensional para a análise da experiência do consumidor no setor automotivo. 2025. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e de Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/38004-
dc.description.abstractIn the automotive sector, understanding customer profiles at different moments of interaction with the company (before, during and after the purchase) is essential for the development of new products and to provide a satisfactory experience with the brand. However, the diversity of contexts, moments, and profiles generates a combinatorial and interdependent problem that transcends the informational power of existing computational solutions, which are generally onedimensional and focused on visualization. This article proposes a multidimensional approach that captures imperceptible nuances of the interaction between customers and companies in the automotive sector and expands the informational power as a competitive differentiator. The approach, presented in the form of a computational tool, allows integrating heterogeneous data and reconfiguring, in a short space of time, a large set of consumer and product analysis scenarios. In addition, the approach integrates statistical and machine learning techniques, such as hierarchical agglomerative clustering, to segment consumers and identify the main differences between groups, which can be valuable from a business management perspective. The methodology is validated with real data from Renault do Brasil and can be extended to other brands in the sector.pt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectIndústria automobilísticapt_BR
dc.subjectProcesso decisóriopt_BR
dc.subjectGestão de Processos de Negóciospt_BR
dc.subjectAutomobile industry and tradept_BR
dc.subjectDecision makingpt_BR
dc.subjectBusiness Process Managementpt_BR
dc.titleUma abordagem multidimensional para a análise da experiência do consumidor no setor automotivopt_BR
dc.title.alternativeA multidimensional approach to analyzing consumer experience in the automotive sectorpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoNo setor automotivo, compreender os perfis de clientes em diferentes momentos da interação com a empresa (antes, durante e após a compra) é essencial para o desenvolvimento de novos produtos e para proporcionar uma experiência satisfatória com a marca. No entanto, a diversidade de contextos, momentos, e perfis gera um problema combinatório e interdependente que transcende o poder informacional das soluções computacionais existentes, geralmente unidimensionais e focadas em visualização. Este artigo propõe uma abordagem multidimensional que captura nuances imperceptíveis da interação entre clientes e empresas do setor automotivo e expande o poder informacional como diferencial competitivo. A abordagem, exposta na forma de ferramenta computacional, permite integrar dados heterogêneos e reconfigurar, em um curto espaço de tempo, um conjunto numeroso de cenários de análise do consumidor e de produtos. Além disso, a abordagem integra técnicas estatísticas e de aprendizado de máquina, como a clusterização aglomerativa hierárquica, para segmentar consumidores e identificar as principais diferenças entre os grupos, o que pode ser valoroso do ponto de vista de gestão de negócios. A metodologia é validada com dados reais da Renault do Brasil e é extensível a outras marcas do setor.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-8539-9190pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/8175175025926143pt_BR
dc.contributor.advisor1Teixeira, Marcelo-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1008-7838pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttps://lattes.cnpq.br/8925349327322997pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Casanova, Dalcimar-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttps://lattes.cnpq.br/4155115530052195pt_BR
dc.contributor.referee1Casanova, Dalcimar-
dc.contributor.referee1Latteshttps://lattes.cnpq.br/4155115530052195pt_BR
dc.contributor.referee2Southier, Luiz Fernando Puttow-
dc.contributor.referee2Latteshttps://lattes.cnpq.br/6785711491335996pt_BR
dc.contributor.referee3Freitas, Sheila Cristiana de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0168978932510023pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e de Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:PB - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e de Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
analiseconsumidorsetorautomotivo.pdf953,16 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons