Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/38012
Título: Modelagem de um sistema de freio emergencial autônomo utilizando acionamento externo hidráulico
Título(s) alternativo(s): Modeling of an autonomous emergencial braking system with external hydraulic actuator activation
Autor(es): Inácio, Matheus Szymczak
Scardanzan, Alain Bueno
Orientador(es): Zammar, Gilberto
Palavras-chave: Freios hidráulicos
Automóveis - Freios
Veículos autônomos
SIMULINK (Programa de computador)
Hydraulic brakes
Automobiles - Brakes
Data do documento: 29-Jun-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: INÁCIO, Matheus Szymczak; SCARDANZAN, Alain Bueno. Modelagem de um sistema de freio emergencial autônomo utilizando acionamento externo hidráulico. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2023.
Resumo: Este trabalho avaliou a influência da dinâmica veicular de frenagem utilizando um sistema ABS na modelagem e simulação de um sistema de frenagem emergencial autônomo acionado por um atuador externo hidráulico por meio do aperfeiçoamento um algoritmo da empresa MathWorks que simula o freio emergencial autônomo utilizando cenários baseados na norma Euro NCAP para sua validação. Neste trabalho, projetou-se o atuador hidráulico utilizando norma ISO/TC 39/SC 1 N.5 com o intuito de estimar o tempo e força necessários para sua atuação, modificou o modelo inicial da MathWorks de modo a incluir o funcionamento do freio ABS, cálculo da força de atrito através da Magic Formula e adicionou-se o tempo cálculo no projeto do atuador que acionaria o freio na simulação. Além disso, determininou-se um cenário da norma Euro NCAP para ser utilizado na simulação e verificar se após o aperfeiçoamento do modelo e inclusão do tempo do atuador haveria colisão no cenário selecionado. Após as mudanças citadas, observou-se que não houve colisão.
Abstract: This article evaluated the influence of braking vehicle dynamics using an ABS system in the modelling and simulation of an autonomous emergencial braking system that is activated by an external hydraulic actuator throughout the improvement of Matlab's example algorithm of the autonomous emergencial braking system which uses Euro NCAP scenarios for its validation. In this article, the hydraulic actuator was designed based on the ISO/TC 39/SC 1 N.5 standard in order to estimate the time and force required for its actuation, the original model from MathWorks was modified to include the behavior of ABS system, the friction force was calculate by the Magic Formula, the time estimated for the actuator to press the brakes was added to simulation and then it was verified if after the improvement of the model and the inclusion of the actuator time it would cause a collision in the selected scenario. After implementing the mentioned changes, it was observed that there was no collision.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/38012
Aparece nas coleções:PG - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
veiculoautonomosimulinkatuadorhidraulico.pdf3,1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons