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Título: Desenvolvimento e validação de um questionário para identificar barreiras à participação de profissionais da atenção primária em cursos de capacitação para o aconselhamento em saúde
Título(s) alternativo(s): Development and validation of a questionnaire to identify barriers to the participation of primary care professionals in training courses for health counseling
Autor(es): Silva, Lisiane Krolikovski da
Orientador(es): Rodriguez Añez, Ciro Romelio
Palavras-chave: Cuidados primários de saúde
Pessoal da área médica - Treinamento
Aconselhamento em saúde
Exercícios físicos - Aspectos da saúde
Ensino profissional
Comportamento sedentário
Pessoal da área de saúde pública - Educação
Primary health care
Medical personnel - Training of
Health counseling
Exercise - Health aspects
Professional education
Sedentary behavior
Public health personnel - Education
Data do documento: 21-Mar-2025
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SILVA, Lisiane Krolikovski da. Desenvolvimento e validação de um questionário para identificar barreiras à participação de profissionais da atenção primária em cursos de capacitação para o aconselhamento em saúde. 2025. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2025.
Resumo: Este estudo teve como objetivo desenvolver e validar um instrumento para avaliar barreiras à participação de profissionais da Atenção Primária (AP) em capacitações voltadas ao aconselhamento em saúde. Trata-se de uma pesquisa metodológica, que incluiu as etapas de desenvolvimento do instrumento, avaliação da validade de conteúdo e análise da consistência interna. O desenvolvimento do instrumento baseou-se nas barreiras mais comumente relatadas na literatura. A validade de conteúdo foi realizada por um painel de oito especialistas em atividade física, saúde e capacitações educacionais. A fidedignidade (consistência interna) foi testada pela análise fatorial exploratória com dados de 137 profissionais atuantes na Atenção Primária à Saúde (APS) de um município da região metropolitana de Curitiba, que responderam ao instrumento proposto. Os resultados dos coeficientes de validade de conteúdo (CVC) apontaram valores médios de 0,875 para clareza, 0,911 para pertinência e 0,937 para abrangência. A análise fatorial exploratória mostrou que os dados se agrupam em um único fator, aqui denominado barreiras. Essa informação é confirmada pelos índices UniCo=0,976; ECV=0,854; MIREA=0,252, que atestam a unidimensionalidade dessa matriz de dados. As cargas fatorais variaram entre 0,443 e 0,794, o que não justificou a eliminação de qualquer item do instrumento, pois isso não reduziria o erro (RMSEA=0,058; NNFI=0,981; CFI=0,983), nem aumentaria os coeficientes de fidedignidade interna, como o Ômega de McDonald (0,927) ou o Alpha de Cronbach (0,926). Os resultados obtidos sugerem que o instrumento proposto possui qualidades adequadas para avaliar informações relativas a barreiras para a participação em capacitações em saúde dos profissionais da atenção primária. Essas informações podem auxiliar a identificar aspectos a serem melhorados ou evitados durante o planejamento de capacitações educacionais em saúde e, possivelmente, melhorar a base para o aconselhamento e fortalecimento das demais práticas de promoção da saúde.
Abstract: This study aimed to develop and validate a questionnaire to identify barriers to the participation of Primary Care (PC) professionals in training programs focused on health counseling. It is a methodological study that includes the stages of instrument development, content validity assessment, and internal consistency analysis. The questionnaire development was based on a construct definition and a literature review. Content validity was assessed by a panel of eight experts in physical activity and health training. At the same time, internal consistency was tested using data from 137 professionals working in Primary Health Care (PHC) in a municipality in the metropolitan region of Curitiba, who responded to the proposed instrument. The content validity coefficients (CVC) indicated the adequacy of the questionnaire, with mean values of 0.875 for clarity, 0.911 for relevance, and 0.937 for comprehensiveness. Internal consistency was tested using exploratory factor analysis, which confirmed the one-dimensionality of the instrument (UniCo=0.976; ECV=0.854; MIREA=0.252), indicating that all items cluster into a single factor corresponding to barriers. Factor loadings ranged from 0.443 to 0.794, which did not justify the elimination of any item, as this would not reduce the error (RMSEA=0.058; NNFI=0.981; CFI=0.983) nor increase the reliability coefficients, McDonald’s Omega (0.927) or Cronbach’s Alpha (0.926). The findings suggest that the proposed instrument has adequate psychometric properties for identifying barriers to the participation of primary care professionals in health training programs. These insights can help identify aspects that should be improved or avoided when planning educational training in health, potentially enhancing the foundation for counseling and strengthening other health promotion practices.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/38027
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