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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/38091
Título: | Identificação das causas de falha do processo de vulcanização de correias industriais |
Título(s) alternativo(s): | Analysis of steam mixing failure in the vulcanization process of industrial belts |
Autor(es): | Trevisan Netto, Osvaldo |
Orientador(es): | Barbosa, Marcos Vinicius |
Palavras-chave: | Correias e transmissão por correias Vapores Localização de falhas (Engenharia) Belts and belting Vapors Fault location (Engineering) |
Data do documento: | 2-Jul-2025 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Ponta Grossa |
Citação: | TREVISAN NETTO, Osvaldo. Identificação das causas de falha do processo de vulcanização de correias industriais. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2025. |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar uma falha recorrente no processo de vulcanização de correias industriais: a mistura de vapor no interior da autoclave, que compromete a formação dos dentes da correia e eleva o índice de refugo. A investigação foi conduzida no ambiente industrial com a aplicação da metodologia A3, identificando as principais causas da falha, como vedação inadequada, desgaste de guarnições e mau funcionamento das válvulas de retenção. Foram propostas e implementadas ações corretivas que resultaram em significativa redução nos custos por refugo, melhorando a eficiência do processo. Os resultados demonstram a eficácia da abordagem adotada e reforçam a importância do controle rigoroso de variáveis operacionais na vulcanização. |
Abstract: | This Final Undergraduate Project aims to analyze a recurring failure in the vulcanization process of industrial belts: the steam mixing inside the autoclave, which compromises the belt tooth formation and increases scrap rates. The investigation was carried out in an industrial setting using the A3 methodology, identifying the main causes of failure, such as improper sealing, worn-out liners, and malfunctioning check valves. Corrective actions were proposed and implemented, resulting in a significant reduction in scrap-related costs and improved process efficiency. The results demonstrate the effectiveness of the adopted approach and highlight the importance of strict control over operational variables during vulcanization. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/38091 |
Aparece nas coleções: | PG - Engenharia Mecânica |
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