Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3820
Título: Multiletramentos nas aulas de língua inglesa: integrando fotografia, rede social e escrita
Título(s) alternativo(s): Multiliteracies in english language classes: integrating photography, social network and writing
Autor(es): Santos, Claudenise de Paula
Orientador(es): Bertucci, Roberlei Alves
Palavras-chave: Língua inglesa - Estudo e ensino
Alfabetização
Imagens fotográficas
Escrita
Redes sociais
Aprendizagem
Prática de ensino
Linguagem e línguas
English language - Study and teaching
Literacy
Images, Photografic
Writing
Social networks
Learning
Student teaching
Language and languages
Data do documento: 31-Ago-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SANTOS, Claudenise de Paula. Multiletramentos nas aulas de língua inglesa: integrando fotografia, rede social e escrita. 2018. 97 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: O presente estudo busca compreender de que forma o trabalho com imagens fotográficas, associadas à escrita e à uma rede social, pode influenciar o ensino da língua inglesa a partir das concepções de multiletramentos. Procura averiguar ainda se o uso de fotografias nas aulas pode contribuir para aguçar o olhar do aluno diante das representações visuais (CALLOW, 2005; JOLY, 2010 e KOSSOY, 2014). Para isso, partimos de princípios apresentados pelo Grupo de Nova Londres em seu manifesto A pedagogy of multiliteracies: designing social futures (CAZDEN et al., 1996) e dos quatro processos de conhecimento abordados por teóricos do GNL – experienciar, conceituar, analisar e aplicar (COPE e KALANTZIS, 2009 e 2015; KALANTZIS e COPE, 2010). A aplicação da pesquisa foi desenvolvida nas aulas de inglês de duas turmas do ensino fundamental, 6º e 7º anos, do Colégio Estadual Prof. Brasílio Vicente de Castro, na cidade de Curitiba. Para a realização das atividades aplicadas foram utilizadas fotografias das coletâneas Playground e Where children sleep, do artista James Mollison, bem como a rede social educativa Edmodo. A descrição e a análise da implementação das tarefas demonstram que os processos de conhecimento apontados acima perpassam todo o percurso do estudo, de forma não linear, gerando um movimento de aprendizagem, no qual os sujeitos envolvidos participam de forma colaborativa. Apresentam ainda desafios e possibilidades para o ensino de língua inglesa a partir dos multiletramentos,especialmente considerando fotografia, redes sociais e escrita.
Abstract: The present study aims to understand how the work with photographic images, associated with writing and a social network, can influence the teaching of English language from the conceptions of multiliteracies. It also has as an object to verify if the use of photographs in language teaching can contribute to sharpen the visual perception (CALLOW, 2005, JOLY, 2010 and KOSSOY, 2014). For this purpose, we start with the principles presented by the New London Group in its manifesto A pedagogy of multiliteracies: designing social futures (CAZDEN et al., 1996) and the four knowledge processes addressed by multiliteracies theorists - experiencing, conceptualizing, analyzing and applying (COPE and KALANTZIS, 2009 and 2015, KALANTZIS and COPE, 2010). The investigation was applied in English classes of two elementary school groups, 6th and 7th grades, of the State College Prof. Brasílio Vicente de Castro, in the city of Curitiba. In order to carry out the research, we used photographs of the collections Playground and Where children sleep, by the artist James Mollison, as well as the educational network Edmodo. The description and analysis of the implementation of the tasks demonstrate that the processes of knowledge mentioned above were observed through the whole course of the study, in a non-linear way, generating a learning movement in which the involved ones participate in a colaborative manner. The analysis also presents challenges and possibilities for teaching English considering multiliteracies, especially through photography, social networks and writing.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3820
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGEL_M_Santos, Claudenise de Paula_2018.pdf6,72 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.