Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/38213
Título: | Propostas e produtos educacionais com a utilização de jogos no ensino de física: uma revisão sistemática de literatura em teses e dissertações no Brasil |
Título(s) alternativo(s): | Educational proposals and products using games in physics teaching: A systematic literature review of theses and dissertations in Brazil |
Autor(es): | Malaguti, Henrique Felicio |
Orientador(es): | Lima, Joao Paulo Camargo de |
Palavras-chave: | Professores de Física Jogos no ensino de física Didática Pesquisa educacional Physics teachers Games in physics teaching Didactics Education - Research |
Data do documento: | 31-Jul-2025 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Londrina |
Citação: | MALAGUTI, Henrique Felício. Propostas e produtos educacionais com a utilização de jogos no ensino de física: uma revisão sistemática de literatura em teses e dissertações no Brasil. 2025. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2025. |
Resumo: | Está dissertação refere-se a uma revisão sistemática de literatura de dissertações e teses no Brasil envolvendo propostas e produtos educacionais com a utilização de jogos no ensino de Física. Foram analisados 44 trabalhos acadêmicos, dos quais 38 dissertações de mestrado e 6 teses de doutorado, disponíveis nas bases de dados: catálogo de teses e dissertações da Capes. Para realização da revisão sistemática de literatura utilizou-se as 8 etapas de Okoli (2015) e para organização e análise do corpuslevantado adotamos os procedimentos analíticos de Bardin (2016). A partir do levantamento realizado foi possível caracterizar as teses e dissertações quanto a Questão/Problema de Pesquisa, Objetivos, Referencial Teórico, Metodologia/Aspectos metodológicos, Nível de Ensino e Conceito/Definição e Utilização do termo Jogos no Ensino. Tendências e lacunas a respeito do tema foram evidenciadas. A partir do levantamento realizado e da análise dos resultados obtidos é proposto um catálogo de propostas e produtos educacionais com o tema Jogos no Ensino de Física a serem utilizados em ambientes formais e não formais de educação. |
Abstract: | This dissertation refers to a systematic literature review of dissertations and theses in Brazil involving educational proposals and products using games in Physics teaching. Forty-four academic papers were analyzed, of which 38 were master's dissertations and six were doctoral theses, available in the databases of the Capes theses and dissertations catalog. To carry out the systematic literature review, we used the 8 stages of Okoli (2015) and for the organization and analysis of the corpus raised, we adopted the analytical procedures of Bardin (2016). Based on the survey, it was possible to characterize the theses and dissertations in terms of Research Question/Problem, Objectives, Theoretical Framework, Methodology/Methodological Aspects, Level of Education and Concept/Definition and Use of the term Games in Education. Trends and gaps regarding the topic were highlighted. Based on the survey and the analysis of the results obtained, a catalog of educational proposals and products on the theme of games in Physics education to be used in formal and informal education environments is proposed. |
Descrição: | Acompanha produto educacional "Catálogo de uma revisão sistemática de literatura em teses e dissertações de propostas e produtos educacionais com a utilização de jogos no ensino de física" |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/38213 |
Aparece nas coleções: | LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
jogosensinofisicarevisaosistematica.pdf | 784,14 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir | |
catalogojogosensinofisica_produto.pdf | 1,42 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons