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Título: Tecnologias da escrita: anotações digitais como estratégia de planejamento textual a partir do uso da plataforma DLNotes
Título(s) alternativo(s): Writing technologies: digital notes as a strategy for textual planning using the DLNotes platform
Autor(es): Lima, Elane do Nascimento Brelaz de
Orientador(es): Bertucci, Roberlei Alves
Palavras-chave: Escrita - Inovações tecnológicas
Estudantes universitários
Ensino - Meios auxiliares
Tecnologia - Aspectos sociais
Escrita - Planejamento
Letramento
Writing - Technological innovations
College students
Teaching - Aids and devices
Technology - Social aspects
Writing - planning
Literacy
Data do documento: 31-Jul-2025
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: LIMA, Elane do Nascimento Brelaz de. Tecnologias da escrita: anotações digitais como estratégia de planejamento textual a partir do uso da plataforma DLNotes. 2025. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2025.
Resumo: O presente estudo investiga as práticas de escrita entre estudantes do curso de Letras da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), com foco na relação entre anotações realizadas durante a leitura e a produção escrita decorrente dessa prática. A pesquisa centrouse na utilização de anotações digitais como possível estratégia de planejamento textual, a partir da ferramenta DLNotes, desenvolvida no âmbito do projeto “Estratégias computacionais para leitura, ensino e aprendizagem em ambientes virtuais na área de Letras” (CNPq 420520/2022- 8). Fundamentado na crise de desempenho em escrita observada entre estudantes brasileiros, conforme dados do PISA 2024, o trabalho busca compreender como as tecnologias emergentes podem mediar a formação acadêmica e contribuir para a qualificação da escrita no ensino superior. A metodologia adotada envolveu a análise de respostas à Questão 4 de um formulário aplicado a 134 estudantes de Letras, a qual exigia uma produção discursiva sobre o texto lido, com ênfase na identificação e discussão da tese defendida pelo autor. Os participantes foram incentivados a articular suas interpretações e análises dos argumentos apresentados, a partir do uso ou não de anotações — digitais ou impressas — influenciando o planejamento de sua escrita. A análise baseia-se em referenciais teóricos que abordam o papel simbólico e cognitivo da escrita (Cassirer, 2012; Hodges; Nobre), sua completude (Fischer, 2009) e a função das anotações como forma de geografia pessoal (Marshall; Brush, 2002). Os resultados indicam que o uso de anotações digitais pode favorecer a organização do pensamento e permitir ao professor mapear os caminhos percorridos pelo estudante no processo de desenvolvimento da escrita, tornando mais visível sua estrutura argumentativa e suas escolhas interpretativas. Observou-se que a mediação tecnológica, aliada a práticas pedagógicas bem direcionadas, como é o caso do uso da plataforma DLNotes, pode promover ganhos significativos na relação professor/estudantes no processo de produção textual. Diante do cenário de crescente integração entre letramento digital e ensino, a investigação justifica-se pela necessidade de se repensar estratégias pedagógicas que estimulem práticas de escrita mais eficientes, críticas e coerentes, contribuindo para a formação de sujeitos mais preparados para os desafios acadêmicos e profissionais contemporâneos.
Abstract: This study investigates writing practices among students enrolled in the Language and Literature program at the Federal Technological University of Paraná (UTFPR), focusing on the relationship between notes taken during reading and the written production resulting from this practice. The research focused on the use of digital notes as a possible textual planning strategy, using the DLNotes tool, developed as part of the project “Computational strategies for reading, teaching, and learning in virtual environments in the field of Language and Literature” (CNPq 420520/2022-8). Based on the crisis in writing performance observed among Brazilian students, according to PISA 2024 data, the study seeks to understand how emerging technologies can mediate academic training and contribute to the qualification of writing in higher education. The methodology adopted involved analyzing responses to Question 4 of a form administered to 134 language arts students, which required a discursive production on the text read, with an emphasis on identifying and discussing the thesis defended by the author. Participants were encouraged to articulate their interpretations and analyses of the arguments presented, based on the use or non-use of notes—digital or printed—influencing the planning of their writing. The analysis is based on theoretical references that address the symbolic and cognitive role of writing (Cassirer, 2012; Hodges; Nobre), its completeness (Fischer, 2009), and the function of notes as a form of personal geography (Marshall; Brush, 2002). The results indicate that the use of digital notes can favor the organization of thought and allow the teacher to map the paths taken by the student in the process of writing development, making their argumentative structure and interpretive choices more visible. It was observed that technological mediation, combined with well-targeted pedagogical practices, such as the use of the DLNotes platform, can promote significant gains in the teacher/student relationship in the process of textual production. Given the scenario of increasing integration between digital literacy and teaching, the research is justified by the need to rethink pedagogical strategies that encourage more efficient, critical, and coherent writing practices, contributing to the formation of individuals who are better prepared for contemporary academic and professional challenges.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/38276
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