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Título: Aplicação de redes neurais artificiais na modelagem matemática do comportamento dinâmico de um isolador viscoelástico
Título(s) alternativo(s): Application of artificial neural networks in the mathematical modelling of the dynamic behavior of a viscoelastic isolator
Autor(es): Marin, Bianca
Orientador(es): Tusset, Angelo Marcelo
Palavras-chave: Vibração
Viscoelasticidade
Redes neurais (Computação)
Modelos matemáticos
Isoladores e isolamentos elétricos
Vibration
Viscoelasticity
Neural networks (Computer science)
Mathematical models
Electric insulators and insulation
Data do documento: 17-Dez-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: MARIN, Bianca. Aplicação de redes neurais artificiais na modelagem matemática do comportamento dinâmico de um isolador viscoelástico. 2018. 94 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.
Resumo: Competitividade no mercado automobilístico significa o equilíbrio entre qualidade e custo. A maior parte dos automóveis no mercado brasileiro utilizam coxins passivos no sistema de suspensão do motor. Com o advento da eletrônica atuando diretamente no desempenho desses componentes, a utilização de coxins passivos está diminuindo gradativamente em países desenvolvidos. Embora as recentes pesquisas estejam voltadas ao emprego de coxins ativos, ainda há um vasto campo a ser explorado no desenvolvimento e emprego de coxins passivos, sejam eles elastoméricos ou hidráulicos. O objetivo do presente estudo é a análise da dinâmica de coxins hidráulicos passivos e a obtenção de modelos matemáticos que representem as forças de restauração e dissipação de coxins elásticos e para o caso de serem viscoelásticos. A análise dinâmica foi realizada através da construção de amostras físicas de coxins elastomérico e hidráulicos, com diferentes configurações geométricas do desacoplador. Tais amostras foram submetidas a testes experimentais em máquina de ensaios apropriada, para obtenção de características dinâmicas inerentes a configuração em estudo. A partir dos dados experimentais redes neurais artificiais foram utilizadas para tratamento dos dados para a obtenção dos modelos matemáticos, devido a sua versatilidade e precisão de resultados. Com a obtenção dos modelos matemáticos busca-se contribuir para que através de simulações numéricas possa ser possível projetar coxins que cumpram todos os requisitos de projeto desde o início de sua concepção. Os modelos matemáticos foram utilizados em uma simulação quarter-car, a fim de verificar quantitativamente a redução da vibração transmitida do motor, considerado como fonte ideal de vibração, ao chassi do carro, através do emprego dos coxins.
Abstract: Competitiveness in the automotive market means the equilibrium between quality and cost. Most of the automobiles in the Brazilian market use passive engine mounts. With the advent of electronics acting directly on component performance, the use of passive engine mounts is decreasing gradually in developed countries. Although recent research are focused on the use of active engine mounts, there is still a vast field to be explored in the development and use of passive engine mounts, whether elastomeric or hydraulic. The objective of the present study is to analyze the dynamics of passive engine mounts and to obtain mathematical models able to represent the restoration and dissipation forces of the elastic engine mounts as well as the hydraulic engine mounts. The dynamic analysis was made through the construction of physical samples of elastomeric and hydraulic engine mounts, with different geometric configurations of the decoupler. These samples were submitted to experimental tests in an appropriate test machine in order to obtain the dynamic characteristics inherent to the configuration under study. From the experimental data artificial neural networks were used to treat the data and to obtain the mathematical models, due to their versatility and accuracy of results. Obtaining of the mathematical models seeks to contribute, through numerical simulations, to the design of engine mounts that fulfill all the design requirements from the beginning of its conception. The mathematical models were used in a quarter-car simulation to quantitatively verify the reduction of the vibration transmitted from the engine, considered as ideal source of vibration, to the chassis of the car, through the use of the engine mounts.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3828
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