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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3857
Título: | Capital humano e desenvolvimento regional: o papel dos institutos federais para a qualificação profissional nos territórios da cidadania em Santa Catarina no período 2008-2018 |
Título(s) alternativo(s): | Human capital and regional development: the role of the federal institutes for the professional qualification in the territories of the citizenship in Santa Catarina in the period 2008-2018 |
Autor(es): | Soares, Emerson José |
Orientador(es): | Meza, Maria Lucia Figueiredo Gomes de |
Palavras-chave: | Ensino profissional Qualificações profissionais Ensino técnico Cidadania Capital humano Planejamento regional Desenvolvimento econômico Educação para o trabalho Institutos federais de educação, ciência e tecnologia Professional education Vocational qualifications Technical education Citizenship Human capital Regional planning Economic development Career education |
Data do documento: | 30-Ago-2018 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | SOARES, Emerson José. Capital humano e desenvolvimento regional: o papel dos institutos federais para a qualificação profissional nos territórios da cidadania em Santa Catarina no período 2008-2018. 2018. 154 f. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Governança Pública) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018 |
Resumo: | A lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008, que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica trouxe consigo diversas transformações nas regiões atendidas que são passíveis de uma análise sobre seus efeitos em termos de desenvolvimento demográfico, econômico e social. A recente expansão da Rede Federal, que ocorreu entre os anos de 2009 a 2016, ampliou a oferta gratuita de educação profissional e tecnológica no interior do país, especialmente nas regiões denominadas territórios da cidadania. O objetivo da pesquisa é analisar o papel dos Institutos Federais para a qualificação profissional nos territórios da cidadania catarinenses e sua contribuição para o desenvolvimento regional. Buscou-se analisar, através do debate teórico sobre a teoria do capital humano, observando os estudos de Becker(1964), Mincer(1958), Schultz(1963), Romer(1990) e Lucas(1988) e o desenvolvimento regional, observando os estudos de Boisier(1972), como seus contextos traduzem-se nas diferentes formas de relacionamento das comunidades com as instituições públicas de ensino profissionalizante através das ações planejadas, executadas e avaliadas pelas instituições envolvidas, observando as políticas públicas criadas para estes fins. A pesquisa configurase como um estudo de caso descritivo e analítico. Foram analisados os documentos destas instituições de ensino e os dados socioeconômicos dos 42 municípios pertencentes aos dois territórios da cidadania de Santa Catarina no período compreendido entre 2008 e 2018. Foram utilizados ainda os dados resultantes de pesquisa, via questionários on line com egressos dos câmpus analisados e com empresas locais e regionais. A pesquisa justifica-se no sentido de que o desenvolvimento socioeconômico de uma região está, em muitos casos, relacionado diretamente ao aumento da qualificação profissional da mão de obra e que o aumento na qualificação profissional do trabalhador proporciona melhoria do bem estar social. Observou-se que os Institutos Federais desempenham o papel de articuladores, juntamente com os demais atores envolvidos no processo, por possuírem uma conexão com a região em que estão inseridos, com destaque para a promoção do desenvolvimento regional endógeno, através da realização de audiências públicas para a definição dos cursos a serem ofertados para as comunidades e para a promoção da educação profissional e tecnológica articulada com os arranjos produtivos locais, contribuindo para o aumento da admissão ao emprego nos municípios com câmpus nestes territórios. |
Abstract: | The Law 11.892 of December 29, 2008, which established the Federal Network of Vocational, Scientific and Technological Education brought with it several transformations in the assisted areas that are capable of analyzing its effects in terms of demographic, economic and social development. The recent expansion of the Federal Network, which occurred between 2009 and 2016, expanded the free offer of professional and technological education in the interior of the country, especially in the regions called citizenship territories. The purpose of the research is to analyze the role of the Federal Institutes for professional qualification in the territories of citizens of Santa Catarina and their contribution to regional development. It was sought to analyze the studies of Becker (1964), Mincer (1958), Schultz (1963), Romer (1990) and Lucas (1988) and regional development, observing the studies of Boisier (1972), as their contexts translate into the different forms of community relations with public institutions of vocational education through the actions planned, executed and evaluated by the institutions involved, observing the public policies created for these purposes. The research is configured as a descriptive and analytical case study. We analyzed the documents of these educational institutions and the socioeconomic data of the 42 municipalities belonging to the two territories of the citizenship of Santa Catarina in the period between 2008 and 2018. We also used the data resulting from research, via online questionnaires with students from the analyzed campuses and with local and regional companies. The research is justified in the sense that the socioeconomic development of a region is in many cases directly related to the increase in the professional qualification of the workforce and that the increase in the professional qualification of the worker provides improvement of the social welfare. It was observed that the Federal Institutes play the role of articulators, together with the other actors involved in the process, because they have a connection with the region in which they are inserted, with emphasis on the promotion of endogenous regional development through public hearings for the definition of the courses to be offered to the communities and for the promotion of professional and technological education articulated with the local productive arrangements, contributing to the increase of admission to employment in municipalities with campuses in these territories. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3857 |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Pública |
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