Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3867
Título: Dos limites às possibilidades do trabalho do professor pedagogo por meio da clínica da atividade docente: uma proposta para a educação básica
Título(s) alternativo(s): From the limits to the possibilities of pedagogue‟s work through the educational activity clinic: a proposal for elementary education
Autor(es): Santos, Clarice Donizete da Silva
Orientador(es): Lima, Anselmo Pereira de
Palavras-chave: Professores - Formação
Educação permanente
Análise do discurso
Teachers, Training of
Continuing education
Discourse analysis
Data do documento: 4-Dez-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: SANTOS, Clarice Donizete da Silva. Dos limites às possibilidades do trabalho do professor pedagogo por meio da clínica da atividade docente: uma proposta para a educação básica. 2018. 158 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018.
Resumo: Este estudo apresenta resultados relacionados ao desenvolvimento de professoras durante o processo de implementação de uma Clínica da Atividade Docente, como proposta de formação continuada no Colégio Estadual Castelo Branco – Ensino Médio, na cidade de Itapejara D`Oeste/Pr. Para dar início a este trabalho será apresentado um breve histórico do Curso de Pedagogia à luz de Scheibe e Aguiar (2001), Vieira (2007), Libâneo (2008), Veiga (2002 e 2006) e Kuenzer (1998). Consta como segundo tópico um texto sobre A função do professor pedagogo nas escolas públicas do Paraná, com base teórica em Silva (2002), Libâneo (2001 e 2004), Vasconcelos (1989), Paro (2006), Pimenta (1995) e Saviani (1985), bem como um terceiro tópico sobre O professor pedagogo diante do processo de formação continuada de professores, a partir de Pimenta (2005), Libâneo (2005), Garrido, Pimenta & Moura (2000), Bruno et al (2008), Clot (2007) e Bakthin (2016). Na sequência deste trabalho segue a fundamentação teórica que busca contextualizar os fundamentos teórico-metodológicos que oferecem sustentação a este trabalho de pesquisa e intervenção. Destaca-se o conceito de Gêneros do discurso de acordo com a teoria bakhtiniana; o conceito de Clínica da Atividade Docente e de gênero da atividade a partir da teoria da psicologia do trabalho de Clot e o conceito de zona de desenvolvimento proximal de Vigotsky. Os sujeitos dessa pesquisa e intervenção foram duas professoras do Ensino Médio do Colégio Estadual Castelo Branco da cidade de Itapejara D`Oeste/Pr. A metodologia foi a desenvolvimental e o método utilizado foi o de autoconfrontação simples e cruzada desenvolvido pelo linguista Daniel Faïta, o qual consiste na confrontação do professor com um recorte audiovisual de suas aulas. Nesse método as aulas são filmadas e o professor seleciona um trecho do vídeo. Posteriormente, diante do trecho do vídeo, o professor tem a oportunidade de refletir e dialogar sobre sua prática com o colega e com o pesquisador. Busca-se compreender o desenvolvimento desencadeado ou não por essa ação, através da análise as transcrições realizadas a partir das sessões das autoconfrontações simples e cruzadas. As transcrições foram realizadas de acordo com as normas do projeto de Estudos da Norma Linguística Urbana Culta de São Paulo (NURC-SP). Foi realizada a análise dialógica do discurso com o objetivo de verificar se ocorre o desenvolvimento das professoras durante a pesquisa e intervenção, em caso afirmativo, identifica-se o desenvolvimento através da linguagem. Observou-se que ao se observarem, as professoras acessam outras possibilidades para realização de seu trabalho, recriando-o. No momento em que ocorre o diálogo sobre sua prática pedagógica, o professor assume uma postura de confrontar-se com as suas dificuldades durante a prática pedagógica, bem como com as potencialidades dessa prática. Nesse momento, diante das suas imagens, ao professor é possibilitada uma tomada de consciência sobre o seu trabalho, o que acarreta em desenvolvimento.
Abstract: This study presents the results related to teachers‟ development during the implementation process of an Educational Activity Clinic, as a continuous education proposal in Colégio Estadual Castelo Branco – High School, in Itapejara D‟Oeste/Pr. In the beginning of this work, it will be presented a brief historic of the Pedagogy course according to Scheibe and Aguiar (2001), Vieira (2007), Libâneo (2008), Veiga (2002 and 2006) and Kuenzer (1998). In the second topic there is a text about The role of the pedagogue in public schools in Paraná, with theoretical basis in Silva (2002), Libâneo (2001 and 2004), Vasconcelos (1989), Paro (2006), Pimenta (1995) and Saviani (1985), as well as a third topic about The pedagogue in the face of the continuous education as of Pimenta (2005), Libâneo (2005), Garrido, Pimenta & Moura (2000), Bruno et al (2008), Clot (2007) and Bakthin (2016). In the aftermath of this work, there is the theoretical basis to contextualize the theoretical-methodological basis that offers the support to this research and intervention work. The concept of Discursive Genders stands out according to the Bakhtin‟s theory; the concept of the Educational Activity Clinic and activity gender through the psychology of the work theory by Clot and the zone of proximal development concept by Vigostky. The individuals of this research and intervention were two teachers of Colégio Estadual Castelo Branco High School of Itapejara D‟Oeste/Pr. It was used the method of development and simple and crossed self confrontation by the linguist Daniel Faïta, which consists in the confrontation of the teacher and a audiovisual clipping of his/her classes. In this method the classes are recorded and the teacher selects a part of the video. After, by the part of the video, the teacher has the opportunity to reflect and dialogue about his/her practice with the researcher. This work wants to comprehend the development causing or not by this action, through the analysis of these transcriptions done through the simple and crossed self confrontation done in the sections. The transcriptions were realized according to the rules of the project Linguistic Urban Erudit Rules of São Paulo (NURC-SP). The analysis of discourse was realized with the aim of verifying it the teachers would develop during the research and intervention, if they did, the development would be identified by the language. When the teachers observed themselves they accessed other possibilities to do their work and recreate it. In the moment that the dialogue occurs about his/her pedagogical practice, the teacher assumes a confronting attitude with the difficulties during the pedagogical practice, as well as with the potential of the practice. In this moment, when the teacher sees the image, he/she becomes conscious about his/her work, and this produces development.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3867
Aparece nas coleções:PB - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_PPGDR_M_Santos, Clarice Donizete da Silva_2018.pdf1,69 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.