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Título: Contribuições da educação científica CTS para o ensino integrado: atenuando o dualismo e a fragmentação escolar
Título(s) alternativo(s): Contributions of STS science education for integrated teaching: attenuating school dualism and fragmentation
Autor(es): Silva, Fábio Ramos da
Orientador(es): Neves, Marcos Cesar Danhoni
Palavras-chave: Ensino profissional
Ensino integrado
Ciência - Estudo e ensino
Física - Estudo e ensino
Dualismo
Professional education
Articulation (Education)
Science - Study and teaching
Physics - Study and teaching
Dualism
Data do documento: 18-Dez-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: SILVA, Fábio Ramos da. Contribuições da educação científica CTS para o ensino integrado: atenuando o dualismo e a fragmentação escolar. 2018. 283 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.
Resumo: Esta tese apresenta uma discussão relacionada à educação em ciências no contexto do ensino médio integrado à educação profissional. Parte-se da premissa de que os objetivos formativos da educação em ciências tradicional não são suficientes face aos anseios formativos do ensino médio integrado à educação profissional. De modo geral, o ensino médio integrado à educação profissional procura contrapor as características dualísticas e fragmentárias da educação brasileira por meio de formações que aliam saberes canônicos com os saberes profissionais. Assim, faz-se necessária a busca por alternativas para a educação científica mais alinhadas com o contexto e os desafios do ensino médio integrado à educação profissional. Frente a essa problemática e a consolidação do projeto do ensino integrado à educação profissional, esta tese sugere que as abordagens humanísticas para a educação científica seriam mais apropriadas para esse cenário. No contexto da pesquisa, elegeu-se as abordagens CTS/CTSA para a educação científica como perspectiva de trabalho. Assim, a investigação teve como objetivo compreender quais seriam as contribuições do ensino de Física por meio de abordagens CTS/CTSA para o contexto do ensino integrado à educação profissional. Para viabilizar a investigação, a tese teve um percurso metodológico que incluiu, inicialmente, a realização de entrevistas semiestruturadas com quatro professores de disciplinas técnicas de um curso técnico integrado que versavam sobre as percepções deles com relação ao processo de formação dos estudantes. Posteriormente, quatorze estudantes de uma turma de ensino médio integrado também foram entrevistados com o objetivo de trazer subsídios sobre as percepções desses estudantes sobre as relações entre a educação em ciências e a formação profissional no contexto do ensino médio integrado à educação profissional. A metodologia também contemplou a elaboração de uma abordagem CTS/CTSA para o ensino de Física e o seu desenvolvimento em duas turmas de cursos médios integrados à educação profissional. Como consequência da pesquisa aplicada, uma sequência de ensino CTS/CTSA para o ensino de Física é sugerida no trabalho como uma produção técnica. Os resultados da pesquisa permitem destacar que os professores da área técnica investigados percebem a integração entre saberes e pessoas como uma estratégia para a valorização da formação profissional no contexto do ensino integrado à educação profissional. Os estudantes apontam que as relações entre os saberes profissionais e científicos facilitam o aprendizado e os estimulam a compreender os conhecimentos científicos e laborais de uma maneira mais ampla. Por outro lado, os dados dos professores e estudantes concordam em destacar que a fragmentação escolar persiste no ensino médio integrado, de modo que a sua consolidação se apresenta como um desafio. Com relação aos resultados da pesquisa aplicada, destaca-se que a abordagem de ensino propiciou a produção de compreensões mais amplas da realidade e de uma educação científica mais centrada nos estudantes, considerando o contexto social, tecnológico e natural dos mesmos, assim como dos seus interesses. Também se perceberam indícios da valorização de saberes profissionais dos estudantes no desenvolvimento das atividades da abordagem de ensino.
Abstract: This thesis presents a discussion concerning education of sciences in the context of secondary education integrated to professional training. It is based on the premise that the formative objectives of traditional science education are not sufficient when it comes to the formative aspirations of secondary education integrated to professional training. Overall, secondary education integrated to professional training seeks to balance the dualistic and fragmentary characteristics of Brazilian education through formations that combine canonical with professional knowledge. Therefore, the search for more appropriate alternatives for scientific education is made necessary to the scenario and challenges of secondary education integrated with professional training. Faced with this context and the consolidation of the education project integrated with professional training, this thesis suggests that humanistic approaches for scientific education would be more applicable for this scenario. In the context of the research, the STS/STSE approaches were selected for scientific education as a work perspective. Thus, the research aimed to understand what the contributions of Physics teaching would be through STS/STSE approaches for the context of education integrated to professional training. In order to make the research feasible, the thesis had a methodological approach that included, at first, semi-structured interviews with four teachers of technical subjects of an integrated technical course that dealt with their perceptions in regard to the students' learning processes. Following teachers' interviews, fourteen students from an integrated high school class were also interviewed with the aim of providing information on the perceptions of these students about the relationship between science education and professional training in the context of secondary education integrated with professional training. The methodology also contemplated the elaboration of an STS / STSE approach for the teaching of Physics and its practical application in two classes of intermediate courses integrated to professional training. As a consequence of applied research, a sequence of STS / STSE teaching for Physics teaching is suggested in the study as a technical production. The findings of the research allow to highlight that the teachers of the technical area investigated perceive the integration between knowledge and people as a strategy for the appreciation and promotion of the professional formation in the context of the education integrated to the professional training. Students note that the relationship between professional and scientific knowledge facilitates learning and encourages them to understand scientific and professional knowledge in a broader way. On the other hand, the data of teachers and students agree to emphasize that school fragmentation persists in integrated secondary education, so that its consolidation presents itself as a challenge. Regarding the applied research findings, it is worth noting that the teaching approach led to the production of broader understandings of reality and a more student-centered scientific education, considering the social, technological and natural context of the students, as well as their interests. There were also indications of the valorization of professional knowledge on the part of the students in the development of the activities of the teaching approach.
Descrição: Acompanha produção técnica
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3905
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