Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3906
Título: Os desafios da maternidade no cenário da comunicação telejornalística paranaense
Título(s) alternativo(s): The challenges of motherhood in the scenario of communication in Paraná television
Autor(es): Quaesner, Giselle
Orientador(es): Casagrande, Lindamir Salete
Palavras-chave: Maternidade - Aspectos sociais
Mulheres - Emprego
Mulheres no jornalismo
Telejornalismo
Discriminação de sexo no emprego
Profissões - Desenvolvimento
Trabalho e família
Motherhood - Social aspects
Women - Employment
Women in journalism
Television broadcasting news
Sex discrimination in employment
Career development
Work and family
Data do documento: 18-Dez-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: QUAESNER, Giselle. Os desafios da maternidade no cenário da comunicação telejornalística paranaense. 2018. 118 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: Esta dissertação de mestrado abrange a temática dos desafios das mães atuantes no telejornalismo do Paraná, cujo objetivo central se concentra em analisar os impactos da maternidade no desenvolvimento profissional das mulheres telejornalistas paranaenses. Para tanto, foram realizadas pesquisas de campo a fim de compreender onde as mães estão inseridas nesse meio laboral e, também, entrevistas com as profissionais que se enquadram no perfil buscado pelo estudo. Com os dados que foram disponibilizados pelas emissoras, constatou-se que o cenário profissional escolhido ainda apresenta um desequilíbrio, favorecendo os homens, na ocupação dos cargos, principalmente, das bancadas dos telejornais. Por ser uma pesquisa de caráter qualitativo e também um estudo de caso, não se definiu um número exato de entrevistadas, ficando este a cargo da disponibilidade das potenciais participantes, contudo conseguiu-se a contribuição de dez trabalhadoras, que são mães, as quais compartilharam suas experiências e vivências que possibilitaram a realização de uma análise temática, a qual foi determinada a partir de técnicas de recortes de discursos e segmentação por conjuntos e palavras/radicais. As profissionais se inserem em grandes emissoras do Estado do Paraná: Rede Bandeirantes, Rede Massa, Rede Independência de Comunicação, Rede Paranaense de Televisão e Paraná Educativa. Os resultados desta pesquisa apontam que os impactos da maternidade são sentidos pelas telejornalistas e abrangem desde dificuldade de ascensão profissional, risco de demissão por redução de produtividade, dificuldade de conciliar o trabalho profissional com os cuidados com os/as filhos/as, até culpa pelo suposto abandono dos filhos para dedicação ao trabalho.
Abstract: Esta dissertação de mestrado abrange a temática dos desafios das mães atuantes no telejornalismo do Paraná, cujo objetivo central se concentra em analisar os impactos da maternidade no desenvolvimento profissional das mulheres telejornalistas paranaenses. Para tanto, foram realizadas pesquisas de campo a fim de compreender onde as mães estão inseridas nesse meio laboral e, também, entrevistas com as profissionais que se enquadram no perfil buscado pelo estudo. Com os dados que foram disponibilizados pelas emissoras, constatou-se que o cenário profissional escolhido ainda apresenta um desequilíbrio, favorecendo os homens, na ocupação dos cargos, principalmente, das bancadas dos telejornais. Por ser uma pesquisa de caráter qualitativo e também um estudo de caso, não se definiu um número exato de entrevistadas, ficando este a cargo da disponibilidade das potenciais participantes, contudo conseguiu-se a contribuição de dez trabalhadoras, que são mães, as quais compartilharam suas experiências e vivências que possibilitaram a realização de uma análise temática, a qual foi determinada a partir de técnicas de recortes de discursos e segmentação por conjuntos e palavras/radicais. As profissionais se inserem em grandes emissoras do Estado do Paraná: Rede Bandeirantes, Rede Massa, Rede Independência de Comunicação, Rede Paranaense de Televisão e Paraná Educativa. Os resultados desta pesquisa apontam que os impactos da maternidade são sentidos pelas telejornalistas e abrangem desde dificuldade de ascensão profissional, risco de demissão por redução de produtividade, dificuldade de conciliar o trabalho profissional com os cuidados com os/as filhos/as, até culpa pelo suposto abandono dos filhos para dedicação ao trabalho.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3906
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGTE_M_Quaesner, Giselle_2018.pdf1,51 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.