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Título: Letramento para mulheres privadas de liberdade: formação leitora sobre gêneros textuais jurídicos
Título(s) alternativo(s): Literacy for women deprived of liberty: reading training on legal textual genres
Autor(es): Presser, Rosalina Neves
Orientador(es): Santos, Givan José Ferreira dos
Palavras-chave: Letramento
Compreensão na leitura
Direito - Documentos
Prisioneiras
Reading comprehension
Law - Records
Women prisoners
Data do documento: 21-Dez-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: PRESSER, Rosalina Neves. Letramento para mulheres privadas de liberdade: formação leitora sobre gêneros textuais jurídicos. 2018. [86] f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2018.
Resumo: O fato deflagrador desta pesquisa foi minha inquietação a respeito da fragilidade de formação apresentada por mulheres aprisionadas no Terceiro Distrito Policial de Londrina, Paraná, no que se refere à competência para reconhecer e compreender textos de circulação na esfera judiciária que interferiam diretamente na vida delas, ou seja, nos seus processos judiciais. Durante minha atuação docente nessa unidade prisional em um projeto de remição de pena através da leitura, essas mulheres me relataram que recebiam e assinavam textos dos quais nem sabiam os nomes específicos deles, tampouco quem era o autor e o destinatário e para que serviam. Isso as deixava, muitas vezes, apreensivas porque tinham medo de assinar algum documento que prejudicasse a si mesmas. A par desse contexto, decidi auxiliá-las no desenvolvimento da sua capacidade de compreensão leitora de textos jurídicos. A partir disso, estabeleci a pergunta deste estudo: Que suporte pedagógico para formação de leitor jurídico posso propiciar a essas mulheres? E tracei os objetivos específicos: relatar o processo de aplicação de um produto educacional junto a essas mulheres; expor informações e reflexões referentes à aplicação. Com base em aportes teóricos sobre letramento, gênero textual, domínio discursivo e gêneros textuais jurídicos, elaborei e apliquei um material didático, com foco na construção de sentidos de traços essenciais de gêneros jurídicos, para um grupo de sete mulheres presas no referido Distrito Policial, no ano de 2018. Empreendi a pesquisa-ação em cinco encontros de duas aulas cada, sendo um encontro por semana. Em termos de resultados, as mulheres manifestaram ter adquirido mais consciência sobre a importância de cultivar a leitura de textos, demonstraram compreender o conceito de gênero textual e sua relação íntima com a noção de domínio discursivo e apresentaram razoável desempenho no exercício da compreensão leitora reflexiva no que concerne ao reconhecimento de elementos constitutivos relevantes de gêneros jurídicos do seu interesse imediato. Portanto, meu instrumento pedagógico revelou-se viável e produtivo para o seu alcance social.
Abstract: The triggering factor of this research was my concern about the fragility of training presented by women imprisoned in the Third Police District of Londrina, Paraná, regarding the competence of recognizing and understanding texts in the judicial sphere that interfered directly in their lives, that is, in their legal proceedings. During my teaching work in this prison unit in a project of remission of penalty through reading, these women told me that they received and signed texts which they did not even know their specific names, nor who was the author and the recipient of it, as well as what they served for. That often made them apprehensive because they were afraid of signing some documents that could harm themselves. Alongside this context, I decided to assist them in developing their capacity to understand legal texts. From this, I posed the question of this study: What pedagogical support for legal reader training can I provide to these women? Thus, I outlined the specific objectives: Reporting the process of applying an educational product to these women; expose information and reflections on the application. Based on a theoretical frame on literacy, textual genre, discursive domain and legal textual genres, I elaborated and applied a didactic material, focusing on the construction of essential traits of legal genres, for a group of seven prison women inmates in the aforementioned Police District, in the year 2018. I carried out the action research in five meetings of two classes each, being a meeting per week. In terms of results, the women showed a greater awareness on the importance of text reading, demonstrating an understanding of the concept of textual gender and its intimate relationship with the notion of discursive domain and presented a reasonable performance in the work of the reflexive reading comprehension concerning the recognition of relevant constituent elements of legal genres of immediate interest. Therefore, my pedagogical instrument proved to be viable and productive for its social coverage.
Descrição: Acompanha: Proposta de intervenção didática para formação leitora jurídica em mulheres encarceradas.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3929
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