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Título: A criatividade na formulação de problemas de alunos do ensino fundamental I e II: um olhar metodológico em sala de aula
Título(s) alternativo(s): The creativity in the formulation of problems of students of fundamental teaching I and II: a methodological look in a classroom
Autor(es): Fonteque, Viviane Bergamini
Orientador(es): Vertuan, Rodolfo Eduardo
Palavras-chave: Matemática - Problemas, questões, exercícios
Ensino - Metodologia
Criatividade
Ensino fundamental
Mathematics - Examinations, questions, etc
Teaching - Methodology
Creative ability
Data do documento: 8-Mar-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: FONTEQUE, Viviane Bergamini. A criatividade na formulação de problemas de alunos do ensino fundamental I e II: um olhar metodológico em sala de aula. 2019. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2018.
Resumo: Esta dissertação voltou-se a investigar como alunos formulam problemas quando a eles é apresentada uma situação para a qual têm de criar uma proposta de formulação de um problema, mais especificamente, se dedicou a responder à questão: Quais aspectos de criatividade emergem quando alunos de um quarto e de um sétimo anos do Ensino Fundamental elaboram seus problemas de Matemática? Para tanto, foram aplicadas atividades com alunos de um quarto ano do Ensino Fundamental I e com alunos de um sétimo ano do Ensino Fundamental II. As duas turmas para as quais foram aplicadas as atividades de formulação de problemas pertencem à rede municipal e estadual, respectivamente, do munícipio de Londrina, cidade em que a pesquisadora atua como professora e pedagoga. Para as análises, nos apoiamos em Gontijo (2006) no que tange à capacidade criativa, à abundância de ideias e respostas incomuns, mais especificamente, no que diz acerca dos aspectos de criatividade denominados fluência, flexibilidade e originalidade. Os resultados obtidos com esta pesquisa denotam que as produções dos alunos, principalmente do sétimo ano, consideram os conteúdos matemáticos estudados no momento da coleta de dados, o que demonstra pouca liberdade para pensar contextos e procedimentos diferentes; que os enunciados que consideram as experiências/vivências dos alunos indicam aspectos de criatividade e são mais frequentes nas produções dos alunos dos quartos anos; que a elaboração de problemas tem potencial para desenvolver aspectos de criatividade, principalmente devido ao fato de que não existem solicitações rígidas, nem mesmo procedimentos determinados à priori; e que a criatividade se manifesta tanto nos momentos de formulação quanto nos momentos de resolução de um problema, não precisando acontecer em uma para se manifestar também na outra.
Abstract: This dissertation turned to investigate how students formulate problems when they are presented a situation for which they have to create a proposition of formulation of a problem, more specifically, it was dedicated to answer the question: What aspects of creativity emerge when students of a quarter and a seventh year of elementary school elaborate their problems of Mathematics? For that, activities were applied with students of a fourth year of Elementary School I and with students of a seventh year of Elementary School II. The two classes for which the problem formulation activities were applied belong to the municipal and state network, respectively, of the city of Londrina, city in which the researcher acts as teacher and pedagogue. For the analysis, we rely on Gontijo (2006) regarding creative ability, abundance of ideas and unusual responses, more specifically about the aspects of creativity called fluency, flexibility and originality. The results obtained with this research indicate that the students' productions, especially in the seventh year, consider the mathematical contents studied at the moment of data collection, which shows little freedom to think about different contexts and procedures; that the statements that consider the experiences / experiences of the students indicate aspects of creativity and are more frequent in the productions of the students of the fourth year; that the elaboration of problems has the potential to develop aspects of creativity, mainly due to the fact that there are no rigid requests, or even procedures determined a priori; and that creativity manifests itself both in the moments of formulation and in the moments of solving a problem, not needing to happen in one to manifest also in the other.
Descrição: Acompanha: Formulando e resolvendo problemas de matemática: uma proposta de trabalho para o ensino fundamental I e II.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4034
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