Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4035
Título: Conhecimentos mobilizados por graduandos e professores que ensinam matemática em um curso de formação sobre tarefas de análise da produção escrita
Título(s) alternativo(s): Knowledge mobilized by undergraduates and teachers who teach mathematics in a course about written production analysis tasks
Autor(es): Pereira, Fernando Francisco
Orientador(es): Dalto, Jader Otavio
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Conhecimento e aprendizagem
Professores - Formação
Competências essenciais
Mathematics - Study and teaching
Knowledge and learning
Teachers, Training of
Core competencies
Data do documento: 25-Fev-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: PEREIRA, Fernando Francisco. Conhecimentos mobilizados por graduandos e professores que ensinam matemática em um curso de formação sobre tarefas de análise da produção escrita. 2019. [124] f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2019.
Resumo: Construído envolto a contos infantis, cada capítulo faz uma analogia com o científico, desse modo, este trabalho, de cunho qualitativo, objetivou investigar que conhecimentos são mobilizados por graduandos e professores em um ambiente de discussão e construção de Tarefas de Análise da Produção Escrita, visando refletir sobre a prática profissional do professor que ensina matemática. Para que a questão de pesquisa fosse respondida, foi preciso alicerçar a investigação sobre os pilares: da Análise da Produção Escrita como estratégia de ensino na perspectiva exposta por Santos (2014) e posteriormente exemplificada por Cardoso (2018); das Tarefas de Análise da Produção Escrita, segundo os pressupostos de Pereira, Doneze e Dalto (2018); do Conhecimento Matemático para o Ensino de Ball, Thames e Phelps (2008); das Tarefas de Aprendizagem Profissional de Ball e Cohen (1999) e Smith (2001). O ambiente de investigação constituiu em um curso de extensão intitulado “Tarefas de Análise da Produção Escrita como estratégia de ensino e de aprendizagem”. O público-alvo do curso foram professores e futuros professores de Matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os dados oriundos das discussões e reflexões dos participantes configuram-se em registros escritos, gravações de áudio e vídeo, sendo que, posteriormente, todas as informações foram analisadas a luz da Análise Textual Discursiva. Para conduzir a análise dos dados, definiram-se, após a desconstrução do corpus, os participantes da pesquisa que se converteram em três participantes; um professor de Matemática, um graduando em Matemática e uma pedagoga. Ao passo que se iniciou a análise, foi possível definir que, em sua maioria, os conhecimentos mobilizados giraram em torno do Conhecimento Especializado no Ensino - SCK, Conhecimento do Conteúdo e do Estudante - KCS e Conhecimento do Conteúdo e do Ensino – KCT, os quais conduziram a análise e subsidiaram a construção dos resultados. De modo geral, foi possível concluir que conhecer e apresentar diferentes representações para determinado conteúdo matemático e torná-lo visível, auxiliando em sua compreensão, foram às habilidades fundamentais associadas ao SCK mobilizadas na pesquisa. Outra habilidade a ser destacada é a familiaridade do professor com os alunos e seu pensamento matemático. Por fim, usar observações ou representações feitas pelos alunos como oportunidade de introduzir, ensinar ou aprofundar um conteúdo foi a habilidade associada respectivamente ao KCS e ao KCT.
Abstract: This qualitative research aimed to investigate what knowledge is mobilized by undergraduates and teachers in an environment of discussion and construction of Written Production Analysis Tasks to reflect on the professional practice of the teacher who teaches mathematics. To answer the question of the research was necessary to elaborate a theoretical reference on the Written Production Analysis as a teaching strategy in the perspective exposed by Santos (2014) and later exemplified by Cardoso (2018), the of Written Production Analysis Tasks according to the assumptions of Pereira, Doneze and Dalto (2018), about Mathematical Knowledge for of Ball, Thames and Phelps (2008) e of Professional Learning Tasks of Ball and Cohen (1999) and Smith (2001). The research environment consisted of an extension course entitled "Written Production Analysis Tasks as a teaching and learning strategy". The target audience of the course were teachers and future teachers of Mathematics and the Early Years of Elementary School. The data from the discussions and reflections of the participants are written records and audio and video recordings and were later analyzed in the light of the Discursive Textual Analysis. To conduct the analysis of the data, it was defined after the deconstruction of the corpus, the subjects of the research became three participants; a Mathematics teacher, a Mathematics graduate, and a pedagogue. While the analysis was initiated, it was possible to define that the majority of knowledge mobilized revolved around the Specialized Content Knowledge - SCK, Knowledge of Content and Student - KCS and Knowledge of Content and Teaching - KCT which led to analysis and subsidized the construction of results. In general, it was possible to conclude that knowing and presenting different representations for a given mathematical content and making it visible, aiding in their understanding, were the fundamental skills associated with SCK mobilized in the research. As well as the teacher's ability to familiarize students and their mathematical thoughts. Finally, to use observations or representations made by students as an opportunity to introduce, teach the content associated with KCS and KCT respectively.
Descrição: Acompanha: Tarefas de análise da produção escrita: uma proposta de curso de extensão
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4035
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_PPGMAT_M_Pereira, Fernando Francisco_2019.pdf3,45 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
LD_PPGMAT_M_Pereira, Fernando Francisco_2019_1.pdf1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.