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Título: Educação em solos crítica: abordagem sobre a relação solo-sociedade em uma escola municipal de Pato Branco - PR
Título(s) alternativo(s): Soil education critical: approach about relation soil-society in a municipal school in Pato Branco - PR
Autor(es): Mendes, Thais Aparecida
Orientador(es): Mello, Nilvania Aparecida de
Palavras-chave: Educação ambiental - Aspectos sociais
Educação ambiental - Estudo e ensino
Solos - Conservação
Environmental education - Social aspects
Environmental education - Study and teaching
Soil conservation
Data do documento: 22-Mar-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: MENDES, Thais Aparecida. Educação em solos crítica: abordagem sobre a relação solo-sociedade em uma escola municipal de Pato Branco - PR. 2019. 116 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2019.
Resumo: A fragmentação do estudo das ciências vem colaborando com o atual quadro de degradação ambiental no planeta. Neste caso, a Educação Ambiental Crítica pode ser uma alternativa para alterarmos essa rota, visto que busca sensibilizar as pessoas quanto a seus respectivos poderes de ação. Como uma vertente da Educação Ambiental, a Educação em Solos tradicionalmente tem como objetivo informar as pessoas sobre a existência do solo e suas relações com o ambiente. Neste contexto, situa-se a proposta de uma Educação em Solos Crítica, que leve o aluno a refletir e a questionar sobre as mais diversas questões no que se refere a este recurso, principalmente quanto à sua degradação. Esta pesquisa teve como objetivo verificar se a Educação em Solos Crítica é capaz de gerar impactos na percepção dos alunos em relação ao Solo como componente integrante do ambiente, bem como na relevância de sua conservação. Os participantes deste estudo foram alunos do 4º ano do Ensino Fundamental da rede pública de ensino do município de Pato Branco. Os dados foram coletados mediante observação em sala de aula seguida de aplicação e reaplicação de questionário, com auxílio de aulas expositivas baseadas na Educação em Solos Crítica (ESC). Conforme pôde ser observado, as aulas foram ministradas às crianças de maneira muito tradicional, com poucas aberturas para interação, e basearam-se principalmente no uso do livro didático como principal ferramenta de apoio. Sobre os conhecimentos prévios dos alunos a respeito do solo, os mesmos apresentaram muitas limitações ao descrevê-lo como um componente do ambiente, e principalmente aparentavam estar confusos a respeito das funções que este recurso desempenha. Após realização das aulas expositivas baseadas na ESC, a grande maioria dos alunos mostraram-se mais precisos ao relatar sobre diversos assuntos referentes ao solo, principalmente quanto às funções que este desempenha no ambiente, sobretudo, sua função social.
Abstract: The fragmentation of the study of the sciences has been collaborating with the current scenario global environmental degradation. In this case, Environmental Education can be an alternative to change this scenario, since it seeks to sensitize people to their own powers of action. In this context, the proposal of a Critical Soil Education arises, that leads the student to reflect and to question about the most diverse questions regarding this resource, mainly regarding its degradation. This research has as general objective to verify if the Education in Critical Soils is capable of generating impacts in the students' perception regarding the Soil as an integral component of the environment, as well as in the relevance of its conservation. The participants of this study were students of the 4th grade of Elementary School of the public school system of the municipality of Pato Branco. Data were collected through classroom observation followed by questionnaire application and reapplication, with the aid of expositive classes based on Critical Soil Education (ESC). As could be observed in the classroom, the classes which wore performed in a very traditional way, with few openings for interaction, and were mainly based on the use of textbooks as the main support tool. Regarding the students' prior knowledge of the soil, they presented many limitations in describing it as a component of the environment, and mainly appeared to be confused about the functions that this resource performs. After conducting the lectures based on the ESC, most of the students were more precise when reporting on various subjects related to the soil, mainly regarding the functions that it performs in the environment, especially its social function.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4054
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