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Título: Muitos homens num só: a literatura de João do Rio no cinema brasileiro
Título(s) alternativo(s): Muitos homens num só: the literature of João do Rio in Brazilian cinema
Autor(es): Lange, Carla Helena
Orientador(es): Fioruci, Wellington Ricardo
Palavras-chave: Cinema e literatura - Comparação
Literatura comparada
Literatura - Análise
Motion-pictures and literature - Comparison
Literature, Comparative
Literature - Analysis
Data do documento: 3-Mai-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: LANGE, Carla Helena. Muitos homens num só: a literatura de João do Rio no cinema brasileiro. 2019. 114 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2019.
Resumo: Esta pesquisa teve como propósito estabelecer uma análise comparada entre as obras de João do Rio Memórias de um rato de hotel ([1912] 2015), Eva: a propósito de uma menina original ([1915] 2015) e “Dentro da noite” ([1910] 2010) com a adaptação cinematográfica Muitos homens num só (2015), dirigida por Mini Kerti. Os principais objetivos desta dissertação foram identificar as estratégias e escolhas da diretora que remetem às discussões relacionadas às temáticas da identidade e do romance policial, presentes em Memórias de um rato de hotel; analisar a inversão do papel da mulher em Eva: a propósito de uma menina original em relação à personagem Eva do filme; comparar a relação do espetador do filme com Rodolfo e Clotilde de “Dentro da noite”. Esta pesquisa tem como justificativa a escassez de trabalhos relacionados ao filme e as obras literárias selecionadas para esta pesquisa, especialmente Memórias de um rato de hotel e Eva: a propósito de uma menina original, além disso há também a intenção em manter viva a obra de João do Rio, que mesmo tendo sido escrita no século XX, ainda se mantém atual. No que tange aos estudos teóricos da linguagem cinematográfica e intermidialidade, foram essenciais os estudos de Bazin (1991), Bordwell (1985), Carvalhal (1998), Clüver (1997; 2006), Hutcheon (2013), Metz (1966; 2014), Plaza (2010), Rajewsky (2012) e Stam (2006; 2012). Para as discussões relacionadas à autoria e identidade, utilizou-se as pesquisas de Lejeune (2014) e Hall (2004). Sendo assim, confirmou-se que João do Rio é o verdadeiro autor das Memórias de um rato de hotel (2015), haja vista que constrói a história do Dr. Antônio, famoso ladrão de hotel da Belle Époque carioca, a partir de mascaramentos narrativos a fim de que o leitor acreditasse estar lendo uma narrativa escrita pelo próprio ladrão. Dessa maneira, também foi possível traçar uma relação entre João do Rio e Dr. Antônio, posto que os dois dândis possuíam certa semelhança em relação aos problemas sociais enfrentados pelo Rio de Janeiro no período da Belle Époque. Por fim, verificou-se a importância da adaptação cinematográfica Muitos homens num só (2015) para o cinema brasileiro e para que a literatura de João do Rio se mantenha, de certa forma, viva.
Abstract: This research was based on a comparative analysis between the works of João do Rio Memórias de um rato de hotel ([1912] 2015), Eva: a propósito de uma menina original ([1915] 2015) and “Dentro da noite” ([1910] 2010) with the film adaptation Muitos homens num só (2015), directed by Mini Kerti. The main objectives of this dissertation were to identify the strategies and choices of the director that refer to the discussions related to the themes of identity and the crime fiction, present in Memórias de um rato de hotel; to analyze the inversion of the woman’s role in Eva: a propósito de uma menina original in relation to the Eva’s film character; to compare the relationship of the film’s Rodolfo (a man who had an uncontrollable desire of jabbing women with the pin of his tie) with Rodolfo and Clotilde of “Dentro da noite”. This research has as justification the scarcity of works related to the film and the literary works selected for this work, especially Memórias de um rato de hotel and Eva: a propósito de uma menina original, moreover, there is also the intention to keep alive the work of João do Rio, which even though it was written in the 20th century, it still remains current. In relation to the theoretical studies of the cinematographic language and Intermidiality, the studies of Bazin (1991), Bordwell (1985), Carvalhal (1998), Clüver (1997; 2006), Hutcheon (2013), Metz (1966; 2014), Plaza (2010), Rajewsky (2012) and Stam (2006; 2012) were essential. For the discussions related to authorship and identity, the researches of Lejeune (2014) and Hall (2004) were used. Thus, it was confirmed that João do Rio is the true author of Memórias de um rato de hotel, since he builds the story of Dr. Antônio, famous thief of hotel of the Rio de Janeiro’s Belle Époque, from narrative masks so that the reader would believe to be reading a narrative written by the thief himself. In this way, it was also possible to draw a relationship between João do Rio and Dr. Antônio, since the two dandies had a resemblance to the social problems faced by Rio de Janeiro in the Belle Époque’s period. Finally, it was verified the importance of the cinematographic adaptation Muitos homens num só (2015) for the Brazilian cinema and so that the literature of João do Rio remains, to a certain extent, alive.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4116
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