Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4148
Título: Universidade Tecnológica Federal do Paraná e Instituto Politécnico de Bragança: um estudo comparativo
Título(s) alternativo(s): Federal University of Technology - Paraná and Polytechnic Institute of Bragança: a comparative study
Autor(es): Helmann, Caroline Lievore
Orientador(es): Pilatti, Luiz Alberto
Palavras-chave: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Instituto Politécnico de Bragança
Ensino superior - Comparação
Universidades e faculdades
Education, Higher - Comparison
Universities and colleges
Data do documento: 11-Abr-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: HELMANN, Caroline Lievore. Universidade Tecnológica Federal do Paraná e Instituto Politécnico de Bragança: um estudo comparativo. 2019. 426 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2019.
Resumo: O objetivo do presente estudo é comparar os modelos de universidade, idealizados e realizados, da UTFPR e do IPB. Estas organizações de ensino superior concentram-se na formação de profissionais através de abordagens mais práticas de aprendizagem em estreita colaboração com indústrias e com a sociedade, impulsionando o desenvolvimento das regiões onde atuam. Desde suas conformações, estas instituições estão sujeitas às demandas políticas implementadas no Brasil e em Portugal. No entanto, existem poucas pesquisas sobre como as organizações de ensino superior respondem a estas novas demandas políticas em seus contextos locais, sem alterar seus modelos universitários. Em função disso, esta pesquisa exploratória é compreendida pela análise destes dois casos que melhor representam estes modelos em seus respectivos países, embora existam diferenças políticas, econômicas e sociais entre Brasil e Portugal, além de diferenças na forma como são reguladas as organizações de ensino superior. Em Portugal, o sistema de ensino superior é binário, composto por universidades e politécnicos, enquanto que no Brasil, não existe um sistema pensado para o ensino superior que diferencie as universidades clássicas da única Universidade Tecnológica do país, representada pela UTFPR. A comparação que pretendemos apresentar concentra-se na experiência organizacional destas instituições ao longo dos anos e seu comportamento perante o modelo idealizado em meio ao ambiente político e de novas demandas por inovação educacional. Nossa hipótese básica é embasada na obra de Wolff (1993) que expõe preocupações sobre o papel da universidade no segundo milênio, sobretudo, sobre os conflitos entre os ideais da educação. Wolf retratou quatro modelos do ideal de Universidade, ou seja, “como ela deveria ser, e não como ela é”, embasando-se nos escritos de Max Weber, alusivos ao “tipo ideal”. O corpus documental é composto por documentos oficiais destas instituições e de entrevistas semiestruturadas, aplicadas a gestores e políticos envolvidos tanto no processo de constituição das organizações quanto de seu momento atual. Os dados foram tratados através da técnica de Análise de Conteúdo. Primeiro este estudo mostrou que as organizações analisadas respondem de formas diferentes às novas demandas políticas. A UTFPR, no seu idear convergia para o modelo de universidade como agência de prestação de serviços, entretanto, após quatorze anos de sua transformação em universidade e por mudanças experienciadas no campo político houve um afastamento das características de UT ideadas alterando seu modelo de universidade. Conquanto que o IPB que igualmente aproximava-se do modelo de universidade como agência de prestação de serviços, apresentou uma resposta diferente às políticas implementadas e com isso manteve-se fiel ao modelo ideado na sua criação, o que em alguma medida também ajudou a instituição a alcançar o reconhecimento nacional e internacional, cumprindo sua missão desenvolvimentista. Os resultados obtidos poderão informar os formuladores de políticas sobre as características destas organizações educacionais para que possam criar políticas eficazes e diversificadoras em contextos nacionais; além de contribuir para o desenvolvimento da literatura de ensino superior que explora respostas às novas políticas e processos de mudança.
Abstract: This paper aims to compare the universities models of the Federal University of Technology - Paraná (UTFPR) and Polytechnic Institute of Bragança (IPB), which were designed and realized. These high educational organizations focus on professional training through practical learning approaches, strongly collaborating with industries and society, promoting the development of the acting regions. Since their beginning, these institutions can suffer politics demands, implemented in Brazil and Portugal. However, there are few researches treating how high educational institutions reply these new politics demands in local contexts, without changing their university models. Therefore, this exploratory research encompasses these two cases analysis, which better represent these models in their related countries, although, there are politics, economic and social differences between Brazil and Portugal, besides differences in how high educational institutions are regulated. In Portugal, the high education system is binary, counting on universities and polytechnics, while in Brazil, there is not a system for the high education that differentiates classical universities from the only Technological University in the country, the UTFPR. The comparison that will be presented focuses on these institutions organizational experience throughout years and their behavior in front of the model designed in a political environment and new educational innovation demands. The basic hypothesis is based on Wolff’s work (1993), which exposes concerns about the university role in the second millennium, mainly about the conflicts between the educational ideals. Wolff portrayed four university ideals models, “how it should be, not how it is”, based on Max Weber, alluding the “ideal type”. These institutions official documents and semi structured interviews ones compose the documental body, which were applied to managers and politicians involved in the organization constitution process as much as in their current moment. The data were treated through the Content Analysis technique. Former, this study showed that the analyzed organizations differently reply to new political demands. The UTFPR, tended to a service supply agency as its university model, but after fourteen years since its origin and changes experienced in the political field, there was a distance from the UT designed characteristics, changing its university model. The IPB, which also was closer to the service supply agency as its university model, differently replied to the implemented politics and thus, was faithful to the ideal model of its creation, which also has helped the institution to achieve national and international acknowledgement, fulfilling its expansionist mission. The results obtained may advice the policymakers about these educational organizations characteristics to create efficiency and diversifying politics in national contexts; besides contribute to the high educational literature development, which explores responses to the new politics and change process.
Descrição: Acompanha: Produção técnica: Intercâmbio entre Brasil e Portugal: o que contam os alunos?
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4148
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGECT_D_Helmann, Caroline Lievore_2019.pdf3,58 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
PG_PPGECT_D_Helmann, Caroline Lievore_2019_1.pdf725,22 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.