Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4171
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBertolino, Priscilla Lopes-
dc.date.accessioned2019-07-17T14:05:24Z-
dc.date.available2019-07-17T14:05:24Z-
dc.date.issued2019-06-17-
dc.identifier.citationBERTOLINO, Priscilla Lopes. Comunicação e aprendizagem organizacional em processos de mudança: um estudo da implantação do Sistema Eletrônico de Informações no IFPR. 2019. 126 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4171-
dc.description.abstractThe conduction of processes of organizational change in current days demand strategies and actions from Communication and Organizational Learning areas that allow the sharing of information, ideas, experiences and knowledge to be effective. This dissertation aims to evaluate the communication practices and the organizational learning process developed by the Institution and their influence on the process of change characterized by the implementation of the Eletronic Information System (SEI) in the areas of Administration and Planning of IFPR. It is a study of an applied nature, with a qualitative and quantitative approach, besides being descriptive and exploratory. As for the procedures adopted, the research is characterized as being documentary, bibliographical and case. A questionnaire was divided in three parts and aplied with 142 Institution´s workers, whose data were analyzed through multivariate statistical techniques. In a complementary way, interviews were applied with the project management team at the institution whose content was also analyzed by the researcher. The study revealed that communication and learning strategies have signaled many positive points to support change and ensure staff commitment, however, some problems have been identified, especially as regards the Institution's lack of planning to manage some stages of change.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectComunicação nas organizaçõespt_BR
dc.subjectAprendizagem organizacionalpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento organizacionalpt_BR
dc.subjectSistemas de informação gerencialpt_BR
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.subjectCommunication in organizationspt_BR
dc.subjectOrganizational learningpt_BR
dc.subjectOrganizational changept_BR
dc.subjectManagement information systemspt_BR
dc.subjectPublic administrationpt_BR
dc.titleComunicação e aprendizagem organizacional em processos de mudança: um estudo da implantação do Sistema Eletrônico de Informações no IFPRpt_BR
dc.title.alternativeCommunication and organizational learning in processes of change: a study of implementation of the Eletronic Information System in the IFPRpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA condução de processos de mudanças nas organizações da atualidade demanda estratégias e ações das áreas de Comunicação e de Aprendizagem Organizacional que oportunizem o compartilhamento de informações, ideias, experiências e conhecimentos para que se efetivem. Essa dissertação tem como objetivo avaliar as práticas de comunicação e os processos de aprendizagem organizacional desenvolvidos pela Instituição e suas influências sobre o processo de mudança caracterizado pela implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) nos departamentos de Administração e Planejamento do IFPR. Trata-se de um estudo de natureza aplicada, de abordagem qualitativa e quantitativa, além de apresentar caráter descritivo e exploratório. Quanto aos procedimentos adotados, a pesquisa caracteriza-se como sendo documental, bibliográfica e estudo de caso. Aplicou-se um questionário dividido em três partes com 142 servidores da Instituição, cujos dados foram analisados por meio de técnicas estatísticas multivariadas. De maneira complementar, foram realizadas entrevistas com a equipe gestora do projeto na Instituição cujo conteúdo também foi analisado pela pesquisadora. O estudo revelou que as estratégias de comunicação e de aprendizagem sinalizaram muitos pontos positivos para apoiar a mudança e garantir o comprometimento do pessoal, entretanto, alguns gargalos foram identificados, em especial no que se refere à falta de planejamento da Instituição para gerir algumas etapas da mudança.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6478859485494649pt_BR
dc.contributor.advisor1Mendes, Mauricio Alves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8879139202037168pt_BR
dc.contributor.referee1Mendes, Mauricio Alves-
dc.contributor.referee2Tonon, Leonardo-
dc.contributor.referee3Arenas, Marlene Valerio dos Santos-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administração Pública em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR
dc.subject.capesAdministração Públicapt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Administração Pública em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PROFIAP_M_Bertolino, Priscilla Lopes_2019.pdf1,1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.