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Título: A significação da docência EBTT à luz da teoria da atividade
Título(s) alternativo(s): The significance of EBTT teaching from the perspective of the theory of activity
Autor(es): Padilha, Rosana de Fátima Jammal
Orientador(es): Lima Filho, Domingos Leite
Palavras-chave: Ato (Filosofia)
Professores - Formação
Leont'ev, Aleksei Nikolaevich, 1903-1979 - Crítica e interpretação
Teoria da atividade
Ensino técnico
Relevância
Significação (Filosofia)
Act (Philosophy)
Teachers, Training of
Activity theory
Technical education
Relevance
Meaning (Philosophy)
Data do documento: 2-Fev-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: PADILHA, Rosana de Fátima Silveira Jammal. A significação da docência EBTT à luz da teoria da atividade. 2019. 184 f. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: A presente tese inclui-se no campo das discussões sobre a docência EBTT, que transita entre os níveis básico, técnico e tecnológico. Trata especificamente do processo de significação dessa docência em um instituto federal de recente criação, com docentes recém-ingressos nesse tipo de atividade. Apresenta uma análise de como esses docentes com distintas formações e experiências significam a respectiva atuação e no que essas significações convergem e divergem entre si, bem como do significado objetivo constituído a esse respeito. Realiza-se, este trabalho, por meio de pesquisa bibliográfica, documental e empírica, sustentando-se na Teoria da Atividade de Alexis Nikolaevich Leontiev. A conclusão à qual se chega é que o processo de significação social do objeto da análise tem sido produzido pela sociedade em atividade, possuindo sua própria história no desenvolvimento da linguagem e das formas de consciência social em elos que expressam o movimento da ciência humana e de seus recursos cognoscíveis, assim como de suas noções ideológicas. Nessa produção, apesar de ser motivo de conflito relacionado a compreensões sobre a produção de conhecimento no sistema capitalista, em que a flexibilidade e intensificação do trabalho docente são evidenciadas, converge no âmbito da academia, da associação que a representa e do Estado (conjuntamente à instituição que aparenta representá-lo), no que tange a uma compreensão de hierarquização de docências. A significação da docência EBTT, pela perspectiva dos entrevistados, está vinculada ao percurso de formação pessoal e profissional de trabalhadores, que chegam a essa carreira por distintos caminhos em busca de melhores condições de trabalho e de formação pessoal, compreendendo a flexibilização e a intensificação dessa atividade profissional de forma distinta da apontada pela crítica acadêmica. No entanto, em percursos pessoais cuja experienciação constitui individualidades para si no contexto dessa atuação vivenciam-se conflitos de interesses pessoais em um ambiente reconhecidamente possibilitador de múltiplas conexões. Embora o nível de consciência atingido possibilite perceberem o papel social exercido na função da docência, encontram-se ainda atrelados à dinâmica da concorrência no âmbito das relações sociais mais amplas e, de alguma maneira, à concepção de uma hierarquia decorrente de formações e titulações, convergindo dessa forma para o sentido objetivo constituído em nível social sobre essas hierarquizações no campo da divisão social do trabalho.
Abstract: The present thesis is included in the discussions about "EBTT teaching", specifically deals with the process of meaning of this teaching, in a Federal Institute of recent creation, with teachers newly admitted in this type of teaching. It presents an analysis of how these teachers with different formations and experiences mean EBTT teaching and in what these meanings converge and diverge among themselves, and with the objective meaning that has been constituted about them. It performs this work through bibliographical, documentary and empirical research, based on the Theory of Activity of Alexis Nikolaevich Leontiev. The conclusion reached is that the process of social significance of EBTT teaching has been produced by the active society, having its own history, in the development of language, in the development of forms of social consciousness, in links that express the movement of science and its knowable resources, as well as ideological notions. And in this production, despite being a cause of conflict related to understandings about the production of knowledge in the context of the capitalist system, converges within the scope of the academy, the association that represents it and the government (jointly the institution that appeared to represent it), which, in opposite positions, reiterate an understanding of hierarchical teaching. The significance of EBTT teaching, from the perspective of the interviewees, is linked to the personal and professional training of workers, who come to this teaching in different ways, but in search of better working conditions and personal existence. In personal journeys whose experience constituted individuals for themselves, who in the context of the teaching experience personal conflicts of interest in an environment that is recognized as facilitator of multiple connections; and with a level of awareness that enables them to perceive the social role they play in the teaching function they carry out, but still linked to the dynamics of competition (within broader social relations), and in some way related to the conception of a hierarchy between formations and degrees (converging in this way with the objective sense that was constituted in social level, on these hierarchizations in the context of social division of labor).
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4214
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