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Título: Educação em solos para a sensibilização ambiental no 4º ano do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Soil education for environmental qwereness in the 4th grade of elementary school
Autor(es): Fernandes, Eliane Cristina
Orientador(es): Xavier, Claudia Regina
Palavras-chave: Solos - Formação - Study and teaching
Solos - Conservação
Educação - Metodologia - Desenvolvimento
Aprendizagem ativa
Conscientização
Educação ambiental
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Análise de interação em educação
Ciência
Soil formation - Study and teaching
Soil conservation
Education - Methodology - Development
Active learning
Awareness
Environmental education
Interdisciplinary approach in education
Interaction analysis in education
Science
Data do documento: 24-Jul-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: FERNANDES, Eliane Cristina. Educação em solos para a sensibilização ambiental no 4º ano do ensino fundamental. 2019. 97 f. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: Nota-se um amplo discurso sobre a necessidade da revisão de metodologias baseadas no ensino tradicional. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a criança tem seu primeiro contato com os conhecimentos sistematicamente organizados sobre Ciências Naturais. Esse é o ponto de partida para a formação da cultura científica do indivíduo. Entretanto, é sabido que, além de não contar exclusivamente com professores especialistas na área, o Ensino de Ciências, nessa etapa, não estimula uma visão crítica e significativa de conceitos científicos. Conteúdos relacionados à temática “solo”, mais especificamente formação e características do solo, são exemplos disso. A temática dos solos é abordada de maneira simplista, ignorando-se sua importância na manutenção do ecossistema terrestre. Este trabalho teve como objetivo aplicar uma metodologia diferenciada, baseada em diversas atividades para proporcionar aos alunos uma sensibilização ambiental com relação ao solo no que diz respeito a sua importância, formação e os cuidados com essa matriz. Buscou-se desenvolver nos alunos a capacidade de um raciocínio científico crítico baseado na visão de interdependência entre o homem e o ambiente. Voltado para alunos do quarto ano do Ensino Fundamental, apresentou-se um caderno de atividades interdisciplinares, colocando o aluno numa posição ativa no processo de produção do conhecimento, oportunizando assim a sensibilização das crianças participantes quanto à conservação e a preservação do solo. Este projeto foi aplicado ao longo de 30 dias no ano letivo de 2017, foram aproximadamente oito horas/aulas de um trabalho interdisciplinar envolvendo as disciplinas de Ciências, Matemática, Língua Portuguesa, História, Geografia e Informática. A pesquisa foi qualitativa, sendo os dados coletados e registrados num diário de bordo para posterior análise. Os resultados se deram com grande participação dos alunos, esses que estiveram engajados em todas as atividades propostas. A mobilização e o interesse dos educandos com relação ao desenvolvimento das aulas foram essenciais aos resultados obtidos. Foi possível perceber elementos da sensibilização ambiental dos estudantes após a aplicação da “Cartilha do Solo”. Os alunos compreenderam o processo de formação do solo, o que fez com que eles atentassem para a preservação e conservação dele; eles compreenderam sua importância para a manutenção da vida, através de produções textuais que evidenciaram a preocupação com o futuro do solo, bem como a interdependência entre os seres vivo 9’ 1qwe50 ‘s e o solo. Podemos citar também, como resultados obtidos, a transição da linguagem de senso comum para uma linguagem científica entre a maioria dos participantes. Em cada aula dada, houve uma nova descoberta e, nelas, a interação entre professor e alunos mediados pelas atividades do material desenvolvido foi o diferencial para a construção do conhecimento e para o início do processo de sensibilização ambiental das crianças.
Abstract: In the early years of elementary school, children were given their first introduction to systematically organized knowledge in relation to natural sciences. This was the starting point for the formation of the scientific culture in children. However, it is well known that, Science Teaching at this stage does not stimulate a critical and meaningful view of scientific concepts. Contents related to the theme of Soil, more specifically soil characteristics and formation, are examples of this. The theme of the soils is approached in a simplistic way, ignoring its importance in the maintenance of the terrestrial ecosystem. This work applied a differentiated methodology, based on several activities to provide students with an environmental awareness regarding the soil with an understanding of its formation and care. Students in the fourth grade of elementary school, we developed a book of interdisciplinary activities, placing the student in an active position. Further, we provide awareness among in which the student was an active participant about the conservation and preservation of the soil. This project was applied over 30 days during the academic year of 2017, with approximately 8 hours in class of interdisciplinary work involving the disciplines of Sciences, Mathematics, Portuguese Language, History, Geography and Informatics. The research was qualitative, and data was collected and recorded in a logbook for further analysis. The results were given with great involvement of the students, with them engaging in all the proposed activities. The mobilization and the interest of the students in relation to the development of the classes were essential to the results obtained. It was possible to perceive elements of the students' environmental awareness after the introduction of the textbook "Cartilha do Solo". The students began to understand the process of soil formation, which led them to look at the preservation and conservation of the soil; they expressed its importance in the maintenance of life. They wrote assignments that showed their concern for the future of the Soil, as well as the interdependence between living beings and Soil. It was also observed from the results that here were transitions from common sense language to a scientific language for the majority of participants. In each class, there was a new discovery promoting discussions and knowledge growing on the participants develop the environmental awareness process, through mediated learning with this developed material the forming the bases for the construction of knowledge and the beginning of the process of environmental awareness in the children.
Descrição: Acompanha: Vamos conhecer o solo
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4240
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

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