Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4276
Título: A necessidade de inserção da educação para o trânsito na educação básica: o desafio intermodal como um estudo de caso
Título(s) alternativo(s): The need to insert education for traffic in basic education: the intermodal challenge as a case study
Autor(es): Simonelli, Luiza Marilda Pacheco Castagno
Orientador(es): Saavedra Filho, Nestor Cortez
Palavras-chave: Educação para segurança no trânsito
Segurança no trânsito
Trânsito urbano
Educação básica
Planejamento urbano
Transporte urbano
Segurança no trânsito e crianças
Tecnologia
Traffic safety - Study and teaching
Traffic safety
City traffic
Basic education
City planning
Urban transportation
Traffic safety and children
Technology
Data do documento: 21-Mai-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SIMONELLI, Luiza Marilda Pacheco Castagno. A necessidade de inserção da educação para o trânsito na educação básica: o desafio intermodal como um estudo de caso. 2019. 129 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: Esta Dissertação apresentou o trânsito e a mobilidade urbana das últimas décadas, notadamente, em relação a alta taxa de motorização das cidades, os índices de mortes e sequelados, como também os custos para o país. Há o relato de experiências de cidades, nas quais os planejamentos urbanos foram vislumbrando outros meios de locomoção que não somente o veículo motorizado e particular. Em todos os cenários, no entanto, há a ausência de educação para o trânsito de forma efetiva. A pesquisa abordou a necessidade de inserir a prática de educação para o trânsito, na educação básica e apresentou o desafio intermodal, como um estudo de caso. O desafio intermodal, que já se realiza há mais de uma década em Curitiba pela Universidade Federal do Paraná – UFPR, foi ajustado para ser aplicado em escolas municipais, possibilitando que alunos e a comunidade escolar, tenham um início da compreensão dos efeitos de uma mobilidade segura, consciente, compartilhada e sustentável. Os Três Momentos Pedagógicos, metodologia que embasou a realização do desafio, deram azo à escolha do trânsito e da mobilidade como fatos geradores, possibilitando que diversas disciplinas abordassem o tema de forma transversal e interdisciplinar. A iniciativa fez interface com o Plano Curricular quinto ano da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba. Os desafios foram realizados, em escolas municipais, pelo Programa CICLOVIDA, vinculado à Universidade Federal do Paraná-UFPR, pela Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Trânsito de Curitiba, entre 2105 e 2017. A Metodologia de ensino-aprendizagem foi elaborada por profissionais das Secretarias Municipais de Educação e de Trânsito de Curitiba, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR e da UFPR. Os dados, expostos nesta pesquisa, foram extraídos pelos componentes do Programa CICLOVIDA.
Abstract: This dissertation presented the transit and urban mobility of the last decades, especially in relation to the high rate of motorization in cities, death and sequelae rates, as well as costs for the country. There is an account of experiences of cities, in which urban planning has been envisioning other means of locomotion that not only the motorized and private vehicle. In all scenarios, however, there is a lack of education for traffic effectively. The research addressed the need to insert the practice of traffic education in basic education and presented the intermodal challenge as a case study. The intermodal challenge, which has been carried out for more than a decade in Curitiba by the Federal University of Paraná - UFPR, has been adjusted to be applied in municipal schools, allowing students and the school community to begin to understand the effects of mobility secure, conscious, shared and sustainable. The Three Pedagogical Moments, a methodology that underpinned the achievement of the challenge, gave rise to the choice of traffic and mobility as generating facts, enabling several disciplines to approach the theme in a transversal and interdisciplinary way. The initiative has interfaced with the fifth year curriculum of the Municipal Education Department of Curitiba. The challenges were realized in municipal schools by the Program CICLOVIDA, linked to the Federal University of Paraná-UFPR, by the Municipal Secretary of Education and Municipal Transit Secretariat of Curitiba, between 2105 and 2017. The Teaching-learning Methodology was elaborated by professionals the Municipal Secretariats of Education and Transit of Curitiba, the Federal Technological University of Paraná - UTFPR and UFPR. The data, presented in this research, were extracted by the components of the CICLOVIDA Program.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4276
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGTE_M_Simonelli, Luiza Marilda Pacheco Castagno_2019.pdf1,57 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.