Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4290
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPinto Júnior, Jahyr de Almeida-
dc.date.accessioned2019-08-02T13:51:25Z-
dc.date.available2019-08-02T13:51:25Z-
dc.date.issued2019-04-30-
dc.identifier.citationPINTO JÚNIOR, Jahyr de Almeida. A elaboração didática a partir de projetos de letramento: diferentes percursos no processo de ensino-aprendizagem de leitura e escrita. 2019. 281 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4290-
dc.description.abstractThis dissertation aims, through a qualitative-interpretative study, to analyze how the process of reading and writing in literacy practices involves multiple languages in a didactic elaboration. The analysis considers different school space-times in wich these subjects are inserted and their interactions. The theoretical-methodological framework on which the research is based consists of the theoretical articulation of the dialogical conception of language of Bakhtin (2003, 2016) and Volóchinov (2017); in the technology concepts of Kenski (2001, 2003 and 2008); in the multiliteracy studies of Kleiman (1995, 2007, 2008 and 2016), Rojo (2009 and 2012), Soares (2002, 2004 and 2009), Street (2003), in the reflections on the teacher´s training of Kleiman (2014) and Tardif (2010) and finally on didactic elaboration of Halté (2008). The present work has as corpus the guidelines for the development of a pedagogical project titled Olimpíada de Literatura and the productions of the participating students in this project. The research sought to understand how, from the same trigger project, the subjects involved produce different meanings and actions. Finally, the study showed that reflection is the primary source of a responsible teaching practice, since the educatpr makes his/her background, sociocultural repertoire and his/her professional experiences.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLeitura - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores de portuguêspt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEscrita - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLetramento - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectReading - Study and teachingpt_BR
dc.subjectPortuguese teacherspt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectWriting - Study and teachingpt_BR
dc.subjectLiteracy - Social aspectspt_BR
dc.titleA elaboração didática a partir de projetos de letramento: diferentes percursos no processo de ensino-aprendizagem de leitura e escritapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objetivo, por meio de um estudo qualitativointerpretativista, analisar como se dá o processo de leitura e escrita em práticas de letramento que envolvem múltiplas linguagens em uma elaboração didática. A análise considera os diferentes espaços-tempo escolares em que os sujeitos estão inseridos e suas interações. O arcabouço teórico-metodológico no qual a pesquisa se apoia consiste na articulação teórica da concepção dialógica da linguagem de Bakhtin (2003, 2016) e Volóchinov (2017); nos conceitos de tecnologia de Kenski (2001, 2003 e 2008); nos estudos dos multiletramentos de Kleiman (1995, 2007, 2008 e 2016), Rojo (2009 e 2012), Soares (2002, 2004 e 2009), Street (2003), nas reflexões sobre a formação do professor de Kleiman (2014) e Tardif (2010) e, finalmente, na noção de elaboração didática de Halté (2008). O presente trabalho tem como corpus as orientações para o desenvolvimento de um projeto pedagógico intitulado Olimpíada de Literatura e as produções de alunos participantes desse projeto. A pesquisa buscou compreender como, a partir de um mesmo projeto disparador, os sujeitos envolvidos produzem diferentes sentidos e fazeres. Por fim, o estudo evidenciou que a reflexão é a fonte primordial de uma prática docente responsável, pois o educador realiza seu fazer docente a partir de sua formação, seu repertório sociocultural e suas experiências profissionais.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3439429948267532pt_BR
dc.contributor.advisor1Remenche, Maria de Lourdes Rossi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6197033117159924pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silveira, Ana Paula Pinheiro da-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4943005730602856pt_BR
dc.contributor.referee1Silveira, Ana Paula Pinheiro da-
dc.contributor.referee2Rodrigues, Rosângela Hammes-
dc.contributor.referee3Rohling, Nívea-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Linguagenspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.capesLetraspt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGEL_M_Pinto Júnior, Jahyr de Almeida_2019.pdf7,85 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.