Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4296
Título: A arte brasileira dos anos 1990 através da série “Quartos-São Paulo” de Rochelle Costi
Autor(es): Oliveira, Deise Aparecida de
Orientador(es): Silveira, Luciana Martha
Palavras-chave: Arte brasileira - Séc. XX - Exposições
Costi, Rochelle, 1961- - Crítica, interpretação, etc.
Bienal de São Paulo - Esposições
Artistas - Brasil - Sec. XX
Curadoria
Tecnologia
Art, Brazilian - 20th century - Exhibitions
Costi, Rochelle, 1961- - Criticism, interpretation, etc
Bienal de São Paulo - Exhibitions
Artists - Brasil - 20th century
Curatorship
Technology
Data do documento: 16-Mai-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: OLIVEIRA, Deise Aparecida de. A arte brasileira dos anos 1990 através da série “Quartos-São Paulo” de Rochelle Costi. 2019. 135 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: A dissertação aqui apresentada pretende contextualizar a produção de Rochelle Costi na arte brasileira da década de 1990. Para tal, o recorte realizado foi a Série “Quartos-São Paulo”, de 1998, montada na XXIV Bienal de Arte de São Paulo, sob a curadoria de Paulo Herkenhoff. A exposição é um marco para a produção artística brasileira, pois os conceitos discutidos e a forma que a curadoria escolheu para a Bienal, influenciam outras exposições e reflexões sobre os discursos curatoriais no país. Nesse sentido, destaca-se a importância desse trabalho da artista para sua carreira, bem como para a discussão do caráter social da arte no país. Para essas contextualizações, foi necessário construir uma maneira de olhar para esses objetos, sendo o diálogo entre a antropologia, através da cultura material, a arte e a sociologia, com autores que criam proximidades e tensões para a leitura desses objetos.
Abstract: The dissertation presented here intends to contextualize the production of Rochelle Costi in the Brazilian art of the 1990s. To this end, the 1998 "Salas-São Paulo" series was set up at the XXIV São Paulo Art Biennial, under the curated by Paulo Herkenhoff. The exhibition is a milestone for Brazilian artistic production, as the concepts discussed and the way the curators chose for the Biennial, influence other exhibitions and reflections on the curatorial discourses in the country. In this sense, the importance of this work of the artist for her career, as well as for the discussion of the social character of art in the country, stands out. For these contextualizations, it was necessary to construct a way of looking at these objects, being the dialogue between anthropology, through material culture, art and sociology, with authors who dialogue and create neighborhoods and tensions to read these objects.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4296
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGTE_M_Oliveira, Deise Aparecida_2019.pdf4,19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.