Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4323
Título: Desenvolvimento de uma unidade didática de trigonometria em um curso de aprendizagem industrial - mecânico de usinagem
Título(s) alternativo(s): Development of a teaching unit of trigonometry in a course industrial learning - machinery of machining
Autor(es): Santos, Lucas Henrique dos
Orientador(es): Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia
Palavras-chave: Aprendizagem industrial
Trigonometria - Estudo e ensino
Ensino - Metodologia
Formação profissional
Manual training
Trigonometry - Study and teaching
Teaching - Methodology
Occupational training
Data do documento: 18-Jun-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: SANTOS, Lucas Henrique dos. Desenvolvimento de uma unidade didática de trigonometria em um curso de aprendizagem industrial - mecânico de usinagem. 2019. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2019.
Resumo: Com o surgimento das novas tecnologias empresariais e educacionais, as escolas vinculadas ao SENAI de todo o país sentiram a necessidade de passar por mudanças metodológicas que atendessem essa nova demanda. Porém o SENAI-SP mostrou certa resistência, principalmente quanto ao material de apoio utilizado pelos docentes e instrutores durante suas aulas. Uma dificuldade encontrada está no livro da unidade curricular Matemática Aplicada, que possui exercícios de resolução mecânica não aplicados e descontextualizados a cada área de formação profissional, sendo o mesmo utilizado há mais de 20 anos sem nenhuma reformulação. Com a intenção de sintonizar a concepção de formação profissional e o programa do curso em atendimento à metodologia SENAI de Educação Profissional, o objetivo desta pesquisa se dá na elaboração, aplicação e validação de uma unidade didática contextualizada ao ensino de trigonometria, a fim de relacionar a realidade vivenciada na prática dos estudantes com os conceitos das unidades curriculares. O presente trabalho utilizou como aporte teórico documentos institucionais e referenciais teóricos que defendem uma prática contextualizada de ensino e buscou responder a questão de pesquisa: que percepções os alunos relatam de suas vivências no processo de realizar a unidade didática proposta? Para responder essa pergunta, o professor-pesquisador adotou uma abordagem interpretativa e qualitativa, fazendo uso de gravações, entrevistas e questionários que dão suporte metodológico à pesquisa. Os resultados, por sua vez, revelam a possibilidade da criação de situações de aprendizagem de conteúdos trigonométricos contextualizados e aplicados a problemas práticos enfrentados por futuros profissionais da área da mecânica, expressando significativamente a necessidade da atualização dos materiais utilizados pela instituição de ensino em questão.
Abstract: With the emergence of new business and educational technologies, schools linked to SENAI across the country felt the need to undergo methodological changes that would meet this new demand. However, SENAI-SP showed some resistance, mainly regarding the support material used by teachers and instructors during their classes. One difficulty is found in the book of Applied Mathematics curricular unit, which has unapplied mechanical resolution exercises and decontextualized to each area of professional training, being used for more than 20 years without any reformulation. The aim of this research is to elaborate, apply and validate a didactic unit contextualized to the teaching of trigonometry, with the intention of attuning the conception of professional formation and the program of the course in accordance with the SENAI methodology of Professional Education, in order to relate the reality experienced in students' practice with the concepts of curricular units. The present work used as theoretical contribution institutional documents and theoretical references that defend a contextualized teaching practice and sought to answer the question of research: what perceptions do the students report of their experiences in the process of accomplishing the proposed didactic unit? To answer this question, the professor-researcher adopted an interpretive and qualitative approach, making use of recordings, interviews and questionnaires that give methodological support to the research. The results, in turn, reveal the possibility of creating situations of learning trigonometric contents contextualized and applied to practical problems faced by future professionals in the area of mechanics, expressing significantly the need to update the materials used by the teaching institution in question.
Descrição: Acompanha: Unidade didática de trigonometria para um curso de aprendizagem industrial: mecânico de usinagem
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4323
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_PPGMAT_M_Santos, Lucas Henrique dos_2019.pdf1,98 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
LD_PPGMAT_M_Santos, Lucas Henrique dos_2019_1.pdf1,45 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons