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Título: Criação de conhecimento em acordos de cooperação interorganizacionais com uso e geração de dados abertos: caso de estudo UTFPR
Título(s) alternativo(s): Knowledge creation in interorganizational cooperation agreements with use and generation of open data: a UTFPR case study
Autor(es): Benelli, Ana Carolina
Orientador(es): Strauhs, Faimara do Rocio
Palavras-chave: Gestão do conhecimento
Gerenciamento de recursos de informação
Sistemas de informação gerencial
Internet na administração pública - Processamento de dados
Informações eletrônicas governamentais
Liberdade de informação
Comunidade e Universidade
Colaboração acadêmico-industrial
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Knowledge management
Information resources management
Management information systems
Internet in public administration - Data processing
Electronic government information
Freedom of information
Community and college
Academic-industrial collaboration
Universidadecnológica Federal do Paraná
Data do documento: 24-Jul-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: BENELLI, Ana Carolina. Criação de conhecimento em acordos de cooperação interorganizacionais com uso e geração de dados abertos: caso de estudo UTFPR. 2019. 224 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: Nas últimas três décadas as instituições de ensino superior têm contribuído significativamente para a criação de conhecimento em ambientes cooperativos interorganizacionais, trazendo importante insumo para a construção de um espaço de interação territorial. O tema central dessa dissertação é a criação do conhecimento em acordos interorganizacionais com a parceria entre o governo, a empresa e a academia. Esse estudo tem o objetivo geral de mapear o processo de criação de conhecimento, e de seus arquétipos, nesses tipos de acordos, especialmente, naqueles com o uso e a geração de dados abertos. Trata-se de uma pesquisa aplicada, de campo, com caso de estudo a partir dos resultados gerados em acordos de cooperação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Utilizou-se de entrevistas semiestruturadas e de pesquisa documental como técnicas de geração de dados primários, suportadas pela Análise de Conteúdo como método principal, configurando-se esta pesquisa, portanto, como fundamentalmente qualitativa. Entre os principais resultados desta pesquisa estão a correlação dos Processos de Relação Interorganizacional Cooperativa com o Modelo de Cinco Fases e as etapas do Modelo SECI, assim como o mapeamento de evidências da criação do conhecimento nos acordos de cooperação estudados. Em adição, esse trabalho resultou em um descritivo dos ambientes de conhecimento e de cooperação dos acordos estudados, uma síntese quantitativa dos documentos dos acordos de cooperação, além de um framework proposto para ações cooperativas dentro da UTFPR, de outras instituições congêneres, bem como daquelas instituições cujo objetivo principal seja a geração e o compartilhamento de novos conhecimentos.
Abstract: In the last three decades the higher education institutions have contributed significantly to the creation of knowledge in interorganizational cooperative environments, bringing important input to the construction of an environment of territorial interaction. The central theme of this dissertation is the knowledge creation in interorganizational cooperation agreements between government, industry and academia. This study has the general objective of mapping the process of knowledge creation, and its archetypes, in these agreements, especially in those that use and generate open data. It is an applied research, with case study based on the results generated in cooperation agreements of the Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Semi-structured interviews and documentary research were used as primary data generation techniques, supported by Content Analysis as the main method, therefore this research was mostly qualitative. The main results reported the correlation of Cooperative Interorganizational Relation Processes with the Five Phases Model and the stages of the SECI Model, as well as an evidence mapping of knowledge creation in the cooperation agreements studied. In addition, this work resulted in a descriptive report of the knowledge and cooperation environments in the studied agreements; a quantitative summary of the cooperation agreement documents; along with a framework and a document flow proposal for cooperative actions within UTFPR, or similar institutions, as well as those organizations whose main objective is the generation and sharing of new knowledge.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4371
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